Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Quem Deve Liderar a Oração?

Pergunta

Ficarei muito grato se responderem minhas perguntas:

Q1: Vocês poderiam me dizer quem tem mais direito de liderar a salah e poderiam apoiar (a resposta) com Alcorão e ahadith?
Q2: Quando estamos fazendo dhikr, podemos dizer (ill-Allah) e o que isso significa?

Resumo da Resposta

Aquele que mais merece liderar a oração é quem tem mais conhecimento das regras desta e possui mais Alcorão memorizado.

Todos os louvores são para Allah.

Quem deve conduzir a oração?

Aquele que mais merece liderar a oração é quem tem mais conhecimento das regras desta e possui mais Alcorão memorizado.

Abu Mas’ud al-Ansari disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As pessoas devem ser conduzidas em oração por aquele que tem mais conhecimento do Livro de Allah; se estes são iguais em conhecimento do Alcorão, então por aquele que tem mais conhecimento da Sunnah.” (Narrado pelo Imam Muslim, 1530)

O que se entende por “aquele que tem mais conhecimento do Livro de Allah” não é aquele que pode recitá-lo com mais beleza, mas sim aquele que memorizou mais do Alcorão. Isso é indicado pelo hadith de ‘Amr ibn Salamah, que disse: “Eu costumava memorizar essas palavras – quer dizer, o Alcorão – e era como se criasse raízes em meu coração. Quando Makkah foi conquistada, todas as tribos se apressaram em abraçar o Islam, e meu pai exortou nossa tribo a prontamente abraçar o Islam. Quando meu pai voltou (do Profeta) para sua tribo, ele disse, 'Por Allah, eu vim até vós do verdadeiro Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)!' O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) depois disse às pessoas, ‘Ofereça tal e tal oração em tal e tal horário, e quando chegar a hora da oração, então, que um de vós recite o Adhan (para a oração), e deixe aquele dentre vós que mais conhece o Alcorão lidera-la.’ Assim, eles procuraram por tal pessoa e não encontraram ninguém que conhecesse mais o Alcorão do que eu, por causa do que eu costumava aprender das pessoas. Então, eles me fizeram seu imam (para liderar a oração) e naquela época eu era um menino de seis ou sete anos.” (Narrado por al-Bukhari, 4051)

Dizemos que é essencial para o imam conhecer as regras sobre a oração, porque ele pode fazer algo, como quebrar seu wudu ou perder uma rak'ah, e não saber o que fazer a respeito, caso em que ele cometeria um erro e faria com que a oração dos outros fosse imperfeita ou totalmente inválida.

Com base no hadith citado acima, alguns dos estudiosos disseram que aquele que tem mais conhecimento de fiqh deve conduzir as orações.

An-Nawawi disse:

“Malik, ash-Shafi'i e seus companheiros disseram que aquele que tem mais conhecimento de fiqh deve ter prevalência sobre aquele que conhece mais o Alcorão, porque o que ele precisa recitar é conhecido, mas o que ele necessita quanto ao fiqh pode não estar claro. É possível surgir, durante a oração, algum assunto sobre o qual apenas uma pessoa que tenha conhecimento completo de fiqh saiba a coisa certa a se fazer. Eles disseram que esta é a razão pela qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) para liderar a oração em vez de qualquer outra pessoa, embora ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tenha afirmado que outras pessoas tinham mais conhecimento do Alcorão do que Abu Bakr. Mas, alguns refutaram esse ponto citando o hadith que dizia que os Companheiros que tinham mais conhecimento do Alcorão eram também aqueles que tinham mais conhecimento de fiqh. Porém, há outro hadith segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Se eles são iguais em conhecimento do Alcorão, então aquele que possui mais conhecimento da Sunnah’, o que indica que aqueles que têm maior conhecimento do Alcorão devem ter prevalência em todos os casos.” (Sharh Muslim, 5/177)

Embora an-Nawawi diferisse de seu imam ash-Shafi`i com relação à interpretação do hadith, suas palavras ilustram o princípio básico de que não havia ninguém entre os Companheiros que tivesse um bom conhecimento do Alcorão, mas ignorasse as regras da Shari'ah, como é o caso entre muitas pessoas hoje em dia.

Ibn Qudamah disse:

“Se um deles tiver mais conhecimento das regras sobre a oração e o outro tiver mais conhecimento de outros assuntos além da oração, aquele que tiver mais conhecimento sobre a oração deve prevaslecer.” (Al-Mughni, 2/19)

A Comissão Permanente disse:

“Se isso for entendido, então não é permitido àquele que é ignorante liderar a oração, a menos que esteja liderando outros como ele, se não houver ninguém mais qualificado para lidera-la.” (Fatawa Islamiyah, 1/264)

Existe um dhikr chamado illa-Allah?

Não entendemos o significado da pergunta. A frase “ill-Allah” não é dhikr por si só, e não é mencionada em nenhum dhikr por conta própria. Em vez disso, vem como parte de outra frase, ou seja, La ilaha illa-Allah wahdahu la sharika lah, lahu'l-mulk wa lahu'l-hamd wa huwa 'ala kulli shai'in qadir (Não há deus senão Allah, único, sem parceiro ou associado; Sua é a Soberania e o louvor a Ele, e Ele é capaz de fazer todas as coisas). E aparece em muitos outros adhkaar.

Por favor, consulte também esta categoria: Oração Guiada.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A