Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

O Hajj perdoa todos os pecados?

Pergunta

Existe um hadith que indica que se você fizer o hajj corretamente, é como se você tivesse voltado sem pecado, como quando criança. Alhamdulillah, eu fiz o hajj e insha’Allah foi apropriado, mas de vez em quando, durante minha oração, lembro-me de um pecado que cometi antes do hajj e sinto um tremendo remorso e peço perdão. Devo sentir tanto remorso ou devo ter mais esperança de ter sido perdoado e tentar não me lembrar de meus pecados?

Resumo da Resposta

Hajj mabrur é aquele que é aceito, e o sinal de sua aceitação é que a pessoa não volte a desobedecer a seu Senhor e restitui os direitos daqueles detentores destes.

Todos os louvores são para Allah.

Recompensa do Hajj mabrur

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer; “Quem realiza o Hajj pela causa de Allah e não profere nenhum discurso obsceno ou pratica qualquer má ação, voltará (livre de pecado) como sua mãe o gerou.” (Narrado por al-Bukhari, 1449; Muslim, 1350)

Aqui devemos chamar a atenção para duas coisas:

1) Que esta é a recompensa por um Hajj aceito. Quem quer que faça o Hajj usando dinheiro haram, ou cujo Hajj não seja sinceramente pela causa de Allah, exaltado seja, ou que pronuncie qualquer discurso obsceno ou pratique qualquer má ação, seu Hajj não será aceito e ele não voltará como no dia em que sua mãe o deu à luz.

Ibn ‘Abd al-Barr (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Com relação ao Hajj aceito , foi dito que é aquele em que não haja exibição ou procura por reputação, e no qual não haja discurso obsceno ou más ações, e tenha sido feito com riqueza halal.

Al-Tamhid lima fi'l-Muwatta min al-Ma'ani wa'l-Asanid, 22/39

Alguns dos estudiosos disseram que o Hajj mabrur é aquele que é aceito, e o sinal de sua aceitação é que a pessoa não volta a desobedecer ao seu Senhor, Exaltado seja, e restitui os direitos àqueles detentores destes.

2) O Hajj não significa que obrigações como expiação (kaffarah) e dívidas possam ser renunciadas .

Nunca se desespere da misericórdia de Allah

O muçulmano a quem seu Senhor, exaltado seja, honra ao capacitá-lo para realizar os rituais do Hajj deve se preocupar com o fato de que seu Hajj não tenha sido aceito. Isso não significa que ele deva se desesperar da misericórdia de seu Senhor; ao contrário, é para que ele não dê por certo, e para que ele se volte para o seu Senhor, exaltado seja, com duaa’ sincera, pedindo que seja aceito, e que ele se concentre em praticar ações justas que aumentarão seu saldo de boas ações no Dia em que ele encontrar seu Senhor, exaltado seja. Allah, glorificado e exaltado seja, diz, descrevendo os crentes (interpretação do significado):

“E os que concedem o que concedem, enquanto seus corações estão atemorizados, porque terão de retornar a seu Senhor, esses se apressam para as boas cousas, e destas são precursores.” [al-Mu'minun 23:60-61].

‘Aisha, a esposa do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), disse: Perguntei ao Mensageiro de Allah sobre este versículo: “E os que concedem o que concedem, enquanto seus corações estão atemorizados” [al-Mu'minun 23:60]. ‘Aisha perguntou: São aqueles que bebem álcool e roubam? Ele disse: Não, ó filha de as-Siddiq; ao contrário, são aqueles que jejuam, rezam e fazem caridade, temendo que não sejam aceitos deles. Esses são os que correm pelas boas ações.” (Narrado por at-Tirmidhi, 3175; Ibn Majah, 4198; classificado como sahih por al-Albani em Sahih at-Tirmidhi)

Esse receio desses crentes não os faz desesperar da misericórdia de seu Senhor; ao contrário, eles combinam com isto esperança e pensamento positivo em relação a seu Senhor, glorificado e exaltado seja, a esperança de que Ele os recompensará e os honrará. Duas coisas motivam aqueles crentes amigos íntimos de Allah a temer que suas boas ações não sejam aceitas: pensar negativamente de si mesmos, temendo que não tenham feito o bem, e seu grande amor por seu Senhor, glorificado e exaltado seja.

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Se ele – ou seja, o crente – está com medo, então é mais apropriado para ele temer que não esteja fazendo o bem o suficiente e o que o faz sentir que não está fazendo o bem o suficiente são duas coisas:

  • Enxergar suas falhas e deficiências

A sinceridade de seu amor (por Allah), pois aquele que ama sinceramente se aproxima de seu Amado o máximo que pode, enquanto sente que não está fazendo o suficiente e que está muito envergonhado para encará-LO com suas ações quando sente que Ele merece muito mais.” (Madarij as-Salikin, 2/325)

Resumindo, o que você tem que fazer é combinar duas coisas e não omitir nenhuma delas:

1) Não pense que seus pecados são grandes demais em comparação com o perdão e a misericórdia de Allah, exaltado seja. Em vez disso, o que o crente teme são suas falhas no arrependimento e suas falhas em praticar atos de obediência que expiam os pecados. Portanto, deixe que esse seu medo o motive a praticar mais atos de adoração e a pedir a Allah, glorificado e exaltado seja, que aceite sinceramente seus atos e o coloque entre aqueles que estão próximos a Ele. Cuidado para não se desesperar da misericórdia de seu Senhor, glorificado e exaltado seja.

2) Pense positivamente em Allah, glorificado e exaltado seja, e espere por Seu perdão, bênção, bondade e misericórdia que abrange todas as coisas. Enquanto você persistir em obedecer aos mandamentos de seu Senhor, respeitando Suas leis e se apressando em obedecê-Lo, você também deve persistir em pensar positivamente n’Ele e crer que Ele aceitará isso de você e o tornará firme ao fazê-lo.

Al-Hafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse, comentando sobre o hadith qudsi, “Allah, exaltado seja, diz: 'Eu sou como meu servo pensa que sou'” (muttafac alaihi):

“Al-Qurtubi disse em al-Mufhim: Foi dito que o que significa “como meu servo pensa que sou” é pensar que alguém receberá uma resposta ao oferecer duaa’ (súplica), pensar que será aceito quando alguém se arrepende, pensar que será perdoado ao pedir perdão, e pensar que será recompensado ao fazer atos de adoração, cumprindo todas as suas condições e acreditando sinceramente em Sua promessa. Ele disse: isso é apoiado pelo que foi dito em outro hadith: “Invoque Allah quando tiver certeza de receber uma resposta.” Portanto, deve-se esforçar muito em rezar o qiyam com a certeza de que Allah aceitará e o perdoará, porque Ele prometeu isso, e Ele não quebra Suas promessas. Se a pessoa acredita ou pensa que Allah não aceitará e que ela não traz nenhum benefício, isso é o mesmo que desesperar da misericórdia de Allah, ou seja, é um grande pecado. Se uma pessoa morrer em tal estado, ela ficará com o que pensou, como diz em algumas narrações do hadith citado acima: “Deixe Meu servoq pensar em Mim como quiser”. Quanto a pensar que alguém será perdoado enquanto persiste no pecado, isso é pura ignorância e ilusão, e leva à visão do Murjiah.” (Fath al-Bari, 13/386)

Pedimos a Allah que aceite suas ações justas, que aceite seu Hajj e lhe conceda a melhor e maior recompensa.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A