Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Li em uma das perguntas do seu site sobre os horários em que a oração é proibida. Você poderia, por favor, explicar quais são esses horários pelo relógio, para me tranquilizar?
Todos os louvores são para Allah.
Determinar os horários em que a oração voluntária é proibida varia de um país para outro e de uma estação para outra. Portanto, não podemos explicar quais são esses horários pelo relógio para todas as terras e em todas as estações.
Mas explicaremos os princípios gerais que tornarão mais fácil para todo muçulmano identificar esses horários. Dizemos que os momentos em que a oração é proibida são três:
A evidência para esses horários é mencionada em vários ahadith, entre os mais claros e abrangentes está o longo hadith que foi narrado pelo Imam Muslim em seu Sahih (832) de ‘Amr ibn ‘Abasah (que Allah esteja satisfeito com ele), que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a ele:
“Reze o Fajr, então abstenha-se de rezar até que o sol tenha nascido e esteja alto, pois quando ele nasce, ele nasce entre os chifres do Shaitan e naquele momento os incrédulos se prostram a ele. Então, reze, pois a oração é testemunhada e atendida até que a sombra de uma lança caia diretamente para o norte (ou seja, meio-dia). Em seguida, abstenha-se de rezar, pois nesse momento o Inferno está abastecido. Então, quando a sombra avançar, reze, pois a oração é testemunhada e atendida, até que você tenha oferecido o 'Asr. E então, abstenha-se de rezar até que o sol se ponha, pois ele se põe entre os chifres do Shaitan e nesse momento os incrédulos se prostram a ele.”
Devemos salientar que o que é proibido é a oração puramente voluntária nesses momentos. Quanto às orações para as quais existe uma razão, como “saudar a mesquita ” (tahiyyat al-masjid) ou os dois rak’ahs após o wudhu, ou ainda, os dois rak’ahs após o tawaf e assim por diante, eles podem ser oferecidos a qualquer momento de acordo com a mais correta das duas opiniões eruditas.
E Allah sabe mais.