Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Existe alguma inovação ou pecado envolvido em mensagens enviadas para os telefones celulares nos festivais religiosos? Ou seja, se eu quiser enviar uma mensagem na ocasião do al-Mawlid al-Nabawi, tem alguma coisa de errado com isso?
Todos os louvores são para Allah.
As mensagens que as pessoas enviam em ocasiões especiais são de dois tipos:
-1-
As que as pessoas enviam nos Eids e ocasiões em que é Islamicamente indicado cumprimentar uns aos outros ou as que são enviadas com o intuito de lembrar as pessoas de praticarem atos de adoração que têm a ver com o momento em que são enviadas, tal como enviar mensagens para lembrar as pessoas a rezarem o qiyaam durante o Ramadan ou ler o Alcorão durante este mês, ou lembretes para jejuar alguns dias de virtude especial e similares. Não há nada de errado com este tipo propriamente, mas deve-se tomar cuidado para certificar-se de que a mensagem é boa e não contém nada que seja contrário à shari’ah.
-2-
As que são enviadas nos festivais inovados e ocasiões que não são indicadas no Islam, tais como as mensagens enviadas com cumprimentos na ocasião do aniversário do Profeta (al-Mawlid an-Nabawi) ou a noite do al-Isra’ wa’l-Miraaj (A viagem noturna e a ascensão do Profeta aos céus), ou Dia dos Namorados, ou Sham al-Nasim (um festival de primavera tradicional), ou o Ano Novo Gregoriano, e assim por diante. Este tipo não é permitido, porque é um cumprimento por um festival religioso inovado ou um dos festivais dos kuffaar no qual os Muçulmanos os imitam. Ambos são proibidos e não é permitido oferecer cumprimentos nestas ocasiões ou cooperar em espalhar tais cumprimentos.
Muslim (4831) narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que convida para a verdadeira orientação terá uma recompensa igual às recompensas daqueles que o seguiram sem que isso diminua nem um pouco das recompensas deles, e aquele que convida para o desvio terá um fardo de pecado igual àqueles que o seguiram, sem que isso diminua nem um pouco dos pecados deles.”
Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Aquele que convida para a verdadeira orientação terá uma recompensa como aqueles que o seguiram e o que convida para o desvio terá uma carga de pecado igual à daqueles que o seguiram, independentemente de ser orientação ou desvio, quer tenha sido ele que iniciou ou se seguiu outra pessoa, quer isso tenha a ver com ensinar o conhecimento ou atos de adoração ou assuntos de etiqueta ou qualquer outra coisa. Fim de citação.
Sharh al-Nawawi ‘ala Muslim, 16/227
Discutimos anteriormente o parecer sobre celebrar festivais inovados na resposta à questão nº 10070. Consulte também as respostas às questões nº 70317 e 125690.
E Allah sabe melhor.