Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Eu gostaria de saber quantos rakaat devem ser oferecidos se o tempo da oração tiver passado (koza). Alguns dizem que se deve apenas rezar o farz salat (oração obrigatória), o que eu estou fazendo no momento em que não tenho tempo de rezar no horário certo e o período do salat terminou.
Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Não é permitido que um muçulmano adie a oração até que seu tempo termine sem que haja razão. Allah diz (interpretação do significado):
"Por certo, a oração, para os crentes, é prescrição com tempos marcados"
[al-Nissa' 4:103]
ou seja, em horários específicos.
Razões pelas quais as orações podem ser adiadas até depois do tempo acabar incluem dormir e esquecer. Foi narrado que Anas ibn Maalik disse: O Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem esquece uma oração ou dorme e sente falta dela, sua expiação é fazê-la assim que se lembrar.” Narrado por Muslim, 684.
Com relação ao trabalho, estudo, etc., essas não são desculpas que permitam adiar uma oração até que o tempo acabe. Allah enaltece algumas pessoas dizendo (interpretação do significado):
“Homens, a quem não entretém nem comércio, nem venda da lembrança de Allah e do cumprimento da oração e da concessão de az-zakah – eles temem um dia, em que os corações e as vistas serão transtornados.”
[an-Nur 24:37]
Em segundo lugar:
Quem deixar de rezar até que o tempo da oração termine, sem desculpa, cometeu um pecado que é um dos principais pecados. Essa pessoa deve se arrepender a Allah e determinar-se a oferecer a oração regularmente a tempo. Oferecê-la depois que o tempo terminar não lhe valerá nada quando a perde sem razão. A pessoa também deve fazer muitas orações nawafil (voluntárias), na esperança de que elas compensem o déficit em suas orações obrigatórias.
No que diz respeito a quem atrasa uma oração até depois que o tempo acabe, por uma razão (legítima), como dormir ou esquecer, ele deve realizar a oração assim que essa desculpa não estiver mais em vigor, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem esquecer uma oração, ofereça-a tão logo se lembre dela, e não há outra expiação senão essa.” Narrado por Muslim.
Ele deve rezar o número de rakaat que teria rezado se tivesse oferecido a tempo, nem mais nem menos, e sem mudar a maneira como aquilo seria feito.
No hadith de Abu Qataadah em Sahih Muslim (681), há a história de quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e seus companheiros dormiram e perderam a oração do Fajr durante uma viagem, e (eles não acordaram) até o sol nascer. Abu Qataadah disse: “Então Bilaal fez o chamado à oração, e o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) rezou duas rakaat, depois rezou o Fajr, e fez o mesmo que costumava fazer todos os dias."
Al-Nawawi disse: “O mesmo que costumava fazer todos os dias” indica que a maneira pela qual as orações perdidas devem ser oferecidas é a mesma que normalmente seria feita.
O princípio básico de acordo com os sábios é que a reposição é idêntica à ação original.
E Allah sabe melhor.