Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Eu trabalho em uma empresa de engenharia há dois anos. Quando comecei a trabalhar com eles, deram-me algum dinheiro para comprar sapatos especiais de trabalho. Isso acontece com todos que começam a trabalhar nesta empresa. Comprei esses sapatos novos e enviei a nota fiscal à empresa, entretanto, deixei os sapatos em casa para usar no futuro, para que não se desgastassem rapidamente, e trouxe alguns dos meus próprios sapatos para trabalhar, que atendem à descrição necessária, mas são antigos. Isso é permitido? É permitido descartar esses sapatos novos vendendo-os e fazer uso do valor adquirido, ou mantê-los para uso pessoal, pois estou usando uma alternativa no trabalho, como mencionei? Se, no futuro, a empresa oferecer dinheiro àqueles que trabalham lá há algum tempo para comprar sapatos novos, e se eu for um destes com base no fato de que os sapatos usados no trabalho se desgastam depois de um tempo, é permitido que eu pegue esse dinheiro, ou não devo pegá-lo? Observe que os sapatos que eu usava para o trabalho, em vez dos sapatos que eu comprei, poderiam estar gastos, do contrário, ainda estariam em boas condições.
Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Se a empresa der dinheiro ao empregado para comprar algo que ele deva usar no trabalho, ele não tem o direito de comprar aquilo e mantê-lo em casa, e usar outra coisa em vez do item comprado, porque isso não é puramente um presente; pelo contrário, é um presente com as condições anexadas, portanto deve ser usado de acordo com as condições estipuladas.
É dito em Asna'l-Mataalib pelo Shaikh Zakariya al-Ansaari (que Allah tenha misericórdia dele) (2/479):
Se alguém lhe der algum dinheiro e disser: compre um turbante com isto, ou vá ao banheiro público, e assim por diante, o valor deve ser gasto para esse fim, porque essa é a razão pela qual o doador lhe deu o dinheiro, não importando se o objetivo é cobrir a cabeça com o turbante ou se limpar, indo ao banheiro público, porque quem lhe deu o dinheiro o viu com a cabeça descoberta ou parecendo desleixado e sujo. Porém, se essa não era a intenção do doador, e ele apenas disse o que disse por brincadeira, então a pessoa não precisa gastá-lo com esses propósitos; ao contrário, o dinheiro se torna sua propriedade e pode-se gastá-lo como bem quiser. Fim da citação.
O Shaikh Sulaimaan ibn ‘Umar al-Jamal (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Se lhe for dado algumas tâmaras para quebrar seu jejum, deve-se fazer isso, de acordo com o significado aparente do que foi dito. Portanto, não é permitido que a pessoa use aquilo para qualquer outro propósito, por causa da intenção do doador.
Fim da citação de Haashiyat al-Jamal ‘ala Sharh al-Manhaj (2/328).
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: O princípio básico a respeito desse assunto, de acordo com nossa visão, é que quem recebe dinheiro de pessoas para um propósito específico não deve gastá-lo em mais nada, exceto após pedi-las permissão.
Fim da citação de al-Liqaa' ash-Shahri (4/9):
Com base nisso, o que você fez foi errado. Você deve usar os sapatos novos no trabalho, a menos que a empresa permita que você use outra coisa.
Em segundo lugar:
Se a empresa der dinheiro para a compra de sapatos novos para quem já recebeu dinheiro antes, não há nada errado receber esse dinheiro, aqueles que cumprem com as condições estipuladas, tais como: se o primeiro par de sapatos tiver se desgastado ou se estipularem que realmente haja necessidade de sapatos novos.
Se eles não estipularem nenhuma condição – ao contrário, se analisarem a passagem do tempo após a qual se espera que o primeiro par de sapatos não esteja mais adequado ao objetivo, então não há nada errado em você pegar o dinheiro e comprar sapatos novos, mesmo que seu primeiro par de sapatos ainda esteja em boas condições, após corrigir o erro que você cometeu no início e começar a usar o primeiro par de sapatos para o trabalho.
Isso porque tudo o que você precisa é se arrepender e usar os sapatos no trabalho. Se eles permanecerem em boas condições, não há nada errado em você receber dinheiro novamente para comprar sapatos novos, desde que não esteja estipulado que o primeiro par esteja desgastado.
E Allah sabe melhor.