Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Você poderia, por favor, me dizer quantas esposas nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) teve, com seus nomes e referências da Sunnah?
Todos os louvores são para Allah.
O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) casou-se com as seguintes mulheres:
Khadijah bint Khuwailid (que Allah esteja satisfeito com ela) foi a primeira das esposas do Profeta. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) casou-se com ela quando tinha vinte e cinco anos e só se casou novamente depois que ela morreu. Todos os seus filhos nasceram dela, exceto Ibrahim.
Al-Bukhari intitulou um capítulo em seu Sahih: “O casamento do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com Khadijah (que Allah esteja satisfeito com ela) e suas virtudes”, no qual ele narrou um hadith de ‘Aishah que disse: “Nunca senti ciúmes de nenhuma das esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) como senti de Khadijah, embora ela tenha morrido antes de ele se casar comigo, por causa do que o ouvi dizer sobre ela.” Narrado por al-Bukhari, 3815.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) casou-se com Sawdah bint Zam'ah ibn Qais (que Allah esteja satisfeito com ela) no décimo ano de sua missão profética. Tabaqat Ibn Sa’d, narrou de al-Waqidi, 8/52-53; Ibn Kathir em al-Bidayah wa'l-Nihayah, 3/149
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) casou-se com ‘Aishah bint Abi Bakr al-Siddiq (que Allah esteja satisfeito com ela) em Shawwal do décimo ano da missão profética. Ibn Sa'd, 8/58-59. Ela mesma disse: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) casou-se comigo quando eu tinha seis anos de idade e consumou o casamento quando eu tinha nove anos.” Narrado por al-Bukhari, 3894; Muslim, 1422. Al-Bukhari (5077) também narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não se casou com nenhuma virgem além dela.
Foi narrado por 'Abd-Allah ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o marido de Hafsah, Khunais ibn Hudhafah, que era um dos Companheiros do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e esteve presente em Badr, morreu em Madinah. ‘Umar ibn al-Khattab disse: Eu encontrei ‘Uthman ibn ‘Affan e ofereci Hafsah a ele em casamento. Eu disse: Se tu desejares, casarei Hafsah bint ‘Umar contigo. Ele disse: vou pensar sobre isso. Várias noites se passaram, então ele disse: Acho que não quero me casar nesse momento. ‘Umar disse: Então, encontrei Abu Bakr e disse: Se tu desejares, casarei Hafsah bint ‘Umar contigo. Abu Bakr ficou quieto e não me deu nenhuma resposta. Fiquei mais chateado com ele do que com ‘Uthman. Várias noites se passaram, então o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) a pediu em casamento e eu a casei com ele. Então, Abu Bakr me encontrou e disse: Talvez tu tenhas ficado chateado quando me ofereceste Hafsah em casamento e eu não respondi? Eu respondi que sim. Ele disse: Nada me impediu de responder à tua oferta, exceto o fato de eu saber que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) a havia mencionado, e eu não queria revelar o segredo do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Se ele tivesse decidido não se casar com ela, eu teria aceitado tua oferta. Narrado por al-Bukhari, 4005.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) casou-se com Zainab bint Khuzaimah (que Allah esteja satisfeito com ela) no Ramadan, trinta e um meses após a Hégira. Tabaqat Ibn Sa'd, 8/115
Muslim (918) narrou que Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Não há ninguém que enfrente uma calamidade e diga Inna Lillahi wa inna ilaihi raji'un, Allahumma ujurni fi musibati w'ukhluf li khairan min-ha (Verdadeiramente, a Allah pertencemos e a Ele retornaremos; Ó Allah, recompense-me nesta calamidade e me compense com algo melhor do que isso), sem que Allah o recompensasse em sua calamidade e o compensasse com algo melhor do que aquilo.” Ela disse: Quando Abu Salamah morreu, eu disse aquilo que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) havia me ordenado dizer, e Allah me compensou com alguém melhor do que ele: o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
De acordo com outro relato: quando Abu Salamah morreu, eu disse: Quem é melhor do que Abu Salamah, o Companheiro do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)? Mas, Allah decretou que eu deveria dizer aquilo. Então, eu me casei com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Juwairiyah bint al-Harith (que Allah esteja satisfeito com ela) foi prisioneira dos muçulmanos durante a batalha de Banu'l-Mustalaq, e ela foi até o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para pedi-lo que a ajudasse com sua alforria. Ele se ofereceu para comprar sua liberdade e se casar com ela, e ela aceitou. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) casou-se com ela e fez de sua alforria seu dote. Quando o povo soube disso, libertou seus próprios prisioneiros, para honrar os sogros do Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Nenhuma mulher trouxe maior bênção ao seu povo do que ela. Narrado por Ibn Ishaq com um isnad hasan. Sirat Ibn Hisham, 3/408-409.
Em relação a Zainab bint Jahsh (que Allah esteja satisfeito com ela), Allah revelou as palavras (interpretação do significado):
“Então, quando Zaid satisfez seu desejo de estar com ela, fizemo-te com ela casar, para que não houvesse, sobre os crentes, constrangimento em relação às mulheres de seus filhos adotivos, quando estes satisfazem seu desejo de estar com elas.” [al-Ahzab 33:37]
Ela costumava se gabar disso para as outras esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), dizendo: “Suas famílias arranjaram seus casamentos, mas Allah arranjou meu casamento acima dos sete céus.” Narrado por al-Bukhari, 7420.
Abu Dawud (2107) narrou de ‘Urwah através de Umm Habibah (que Allah esteja satisfeito com ela) que ela era casada com ‘Ubaid-Allah ibn Jahsh, que morreu na Abissínia. Então, Negus a casou com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e deu-lhe um mahr de quatro mil em seu nome, e a enviou ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com Shurahbil ibn Hasanah. Classificado como sahih por al-Albani.
Foi narrado por Ibn 'Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) se casou com Maimunah quando ele estava em ihram. Narrado por al-Bukhari, 1832; Muslim, 1410.
As palavras “quando ele estava em ihram” são um erro. Na verdade, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) casou-se com ela depois que ele saiu do ihram após a ‘Umrat al-Qada’. (Ver Zad al-Ma'ad, 1/113; Fath al-Bari, hadith n° 5114)
O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) libertou Safiyah bint Huiayi ibn Akhtab (que Allah esteja satisfeito com ela) e casou-se com ela após a batalha de Khaibar. Narrado por al-Bukhari, 371.
Estas são as esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com quem ele consumou o casamento. Duas delas morreram durante a vida do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nomeadamente Khadijah e Zainab bint Khuzaimah (que Allah esteja satisfeito com ambas). O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deixou nove esposas quando morreu; não há divergência de opinião acadêmica sobre este assunto. (Ver Zad al-Ma'ad, 1/105-114)
Foi dito que Raihanah bint ‘Amr al-Nadariyyah (ou al-Quraziyyah) também era uma de suas esposas. Ela foi feita prisioneira durante a batalha de Bani Quraizah, e o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) a escolheu para si e se casou com ela, então ele se divorciou dela e a aceitou de volta. (Tabaqat Ibn Sa’d, narrado de al-Waqidi, 8/130)
E foi dito que ela era uma concubina. Isto foi considerado mais provável por Ibn al-Qayyim em Zad al-Ma'ad.
E Allah sabe mais