Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Somos sauditas vivendo na Europa e não sabemos de nenhuma pessoa pobre aqui. Achamos uma pessoa que é confiável – in shaa Allah – que disse, “Me dê o dinheiro e eu comprarei arroz com parte dele e o darei aos pobres e lhes darei parte dele em dinheiro.” Ele alega que existem mais que 500 de nós e será muito difícil para ele comprar tão grande quantidade, tal como será muito difícil carrega-la, e porque os pobres podem não querer nada além de dinheiro, porque eles podem fazer mais uso do dinheiro do que podem fazer do arroz. Será que devemos dá-lo o dinheiro ou devemos delegar nossos irmãos na Arábia Saudita para tal em nosso favor?
Todos os louvores são para Allah.
A maioria dos sábios (incluindo Maalik, al-Shaafa’i e Ahmad) é da opinião que não é permitido dar zakat al-fitr em forma de dinheiro, ao invés disso, ele deve ser dado em forma de comida, conforme ordenado pelo Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Al-Bukhari (1504) e Muslim (984) narraram a partir de Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou zakat al-fitr, um saa’ de tâmaras ou um saa’ de cevada, para todos, livre ou escravo, homem ou mulher, dentre os Muçulmanos.
O Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi perguntado: Muitos dos pobres hoje em dia dizem que preferem receber zakat al-fitr na forma de dinheiro, ao invés de comida, porque isso é mais útil para eles. É permitido dar zakat al-fitr na forma de dinheiro?
Ele respondeu:
O que achamos é que não é permitido dar zakat al-fitr em forma de dinheiro sob circunstância alguma, ao contrário, ele deve ser dado em forma de comida. Se o homem pobre quer vender a comida e fazer uso do seu preço, ele pode fazer isso, mas quem dá o zakat deve fazê-lo em forma de comida. Não interessa se é o tipo de comida que era conhecida na época do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ou é um tipo de comida que é conhecida hoje em dia. O arroz hoje em dia pode ser mais benéfico do que trigo, porque com arroz a pessoa não precisa se esforçar em moê-lo e fazer massa e assim por diante. O propósito é ajudar o pobre. Foi narrado em Sahih al-Bukhari que Abu Sa’id (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Na época do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumávamos dar (como zakat al-fitr) um saa’ de produtos alimentícios, e nossa comida naquele tempo era tâmaras, cevada, passas e iogurte seco. Então, se uma pessoa dá em forma de comida, ela deve escolher uma que será mais benéfica para o pobre; isso variará de um tempo e lugar para outro.
Com relação a dá-lo em forma de dinheiro, roupas, mobiliário ou ferramentas, isso não basta e não libera a obrigação, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem faz uma ação que não é parte deste nosso assunto a terá rejeitada”.
Fim de citação. Majmu’ Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 18/pergunta nº 191.
Com base nisso, se a pessoa é confiável, então você pode estipular que ele tem que dar o zakat al-fitr sob forma de comida. Se ele não aceitar isso, então você deve dar o que puder ao pobre na terra onde está vivendo. Então, não há nada de errado em mandar o resto do zakat para outro país. Não é essencial que ele seja enviado ao teu país de origem, ao invés disso, se você o enviar aonde a necessidade e pobreza são maiores, ou aos parentes, isso será melhor.
Na resposta à pergunta nº 43146 mencionamos que não há nada de errado em enviar zakat para outro país quando haja uma necessidade, tal como enviá-lo a um país onde existem parentes do doador, ou a um país onde a necessidade é maior.
O shaikh Ibn ‘Uthaimin foi perguntado: Uma pessoa vivendo no Ocidente pode dar zakat al-fitr em favor de sua família, sabendo que eles o deram em seus próprios nomes?
Ele respondeu: Zakat al-fitr – que é um saa’ de comida, tal como arroz, trigo, tâmaras ou outros produtos alimentícios, é algo que cada pessoa deve dar em seu próprio nome, como é o caso com outros deveres obrigatórios, porque Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou sadaqat al-fitr sobre os Muçulmanos, livres ou escravos, homem ou mulher, jovem e velho, e ele ordenou que seja dado antes que as pessoas saiam para a oração.
Se os membros de uma família o deram em favor de si mesmos, não há necessidade que um homem que está longe de sua família o dê em seu favor. Ao contrário, ele deve fazê-lo em seu próprio favor apenas, no local onde está vivendo, se houver Muçulmanos lá que estejam intitulados a essa caridade. Se não houver ninguém lá com direito ao zakat, então ele deve delegar sua família a dá-lo em seu favor em sua terra natal. E Allah é a Fonte de Força.
Fim de citação. Majmu’ Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 18/pergunta nº 771.
Também foi perguntado: qual é a decisão sobre o envio de zakat al-fitr para países distantes com base em que há muitas pessoas pobres lá?
Ele respondeu:
Não há nada de errado em enviar zakat al-fitr para outro país, em virtude de que não há pessoas pobres no próprio país. Mas se isso for feito, havendo pessoas pobres que o necessitem em seu próprio país, não é permitido.
Fim de citação. Majmu 'Fataawa Ibn' Uthaimin, 18 /pergunta nº 102
A seguir uma fatwa dos sábios do Comitê Permanente que trata desses assuntos e mais:
A quantidade de zakat al-fitr é um saa 'de tâmaras, cevada, passas, iogurte seco ou outros produtos alimentícios, e deve ser dado na noite anterior ao Eid, até antes da oração do Eid. Também é permitido dar com dois ou três dias de antecedência. Deve ser dado aos pobres Muçulmanos no país onde é dado, mas é permitido enviá-lo aos pobres em outro país se a necessidade for maior. É permitido que o imam da mesquita e outras pessoas de confiança o coletem e distribuam aos pobres, desde que se assegurem que lhes chegue até antes da oração do Eid. Não está ligado à inflação, mas o montante é definido na shari'ah como um saa'. Quem não tem nada além de comida para o dia do Eid para si mesmo e para aqueles sobre quem é obrigado a gastar, não precisa dar zakat al-fitr. Não é permitido utilizá-lo para a construção de mesquitas ou outros projetos de caridade.
Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah, 9/369, 370.
Já citamos as fatwas de sábios que afirmam que zakat al-fitr é obrigatório, quanto é concedido, que não é permitido dar em dinheiro, e que é permitido enviá-lo para países onde a necessidade é maior, nas respostas às seguintes perguntas: 22888, 27016, 7175 e 12938.