Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Como nomear uma criança no Islam

26-05-2024

Pergunta 7180

Quero dar um nome ao meu filho. Quais são as regras islâmicas sobre isso?

Resumo da Resposta:

Assim se nomeia uma criança no Islam: 1- Evite nomes que impliquem servidão ou adoração a qualquer coisa que não seja Allah. 2- Evite nomes de Allah que sejam próprios apenas para Ele. 3- É makruh (desaconselhável) usar nomes que tenham significados desagradáveis. 4- Os melhores nomes são ‘Abd-Allah e ‘Abd al-Rahman.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Importância de dar nomes no Islam

Não há dúvida de que a questão de dar nomes é uma das questões mais importantes na vida das pessoas. O nome de alguém é um título que diz algo sobre ela e é essencial para a comunicação.

É um adorno e símbolo para a pessoa, algo pelo qual ela é chamada neste mundo e no outro. É indicativo da religião a que pertence e faz com que se sinta um dos seguidores dessa religião. Transmite uma impressão aos outros e, na opinião deles, é como uma peça de roupa – se for muito longa ou muito curta, não fica bem.

Como nomear uma criança no Islam

O princípio básico relativo aos nomes é que eles são permitidos, mas existem alguns assuntos que são proibidos de acordo com a Shari’ah e devem ser evitados na escolha dos nomes. Isso inclui o seguinte:

Não é permitido chamar as pessoas pelos nomes acima mencionados; na verdade, fazer isso é haram e qualquer pessoa que tenha esse nome é obrigada a alterá-lo.

Nomes não apreciados no Islam

Esses nomes são makruh, e é makruh dá-los a qualquer pessoa. Mas, se uma pessoa recebeu esse nome de sua família, e ela é adulta e é difícil mudá-lo, ela não precisa fazer nada.

Categorias de bons nomes

Existem quatro categorias de bons nomes:

Pontos a considerar ao nomear uma criança no Islam

É bom prestar atenção a uma série de questões ao dar nomes aos nossos filhos, incluindo as seguintes:

  1. Reconhecer que este nome permanecerá com a pessoa por toda a vida, podendo causar algum constrangimento ou problemas que, por sua vez, poderão fazê-la se sentir mal com o pai, a mãe ou quem lhe deu aquele nome.
  2. Ao analisar os nomes para escolher um, devemos observá-los de vários ângulos. Devemos considerar o nome em si e também pensar em como soará quando essa pessoa for uma criança, um jovem, um adulto, um velho e um pai, e como será adequado ao seu pai quando chamado de “Abu” (Pai de Fulano de Tal, assim como será para seu filho quando chamado de Filho de Fulano de Tal, etc.).
  3. A escolha do nome é direito do pai, pois é ele quem dará o nome ao filho (filho de, ou filha de…). Mas é imprescindível que o pai envolva a mãe na decisão e peça a opinião dela, para ter certeza se ela acha o nome bom e sinta feliz.
  4. A criança deve receber o nome do pai, mesmo que o pai seja falecido ou divorciado, etc., mesmo que ele não cuide da criança nem a veja. É totalmente haram dar a uma criança o nome de qualquer pessoa que não seja seu pai, exceto em um caso, que é quando a criança nasce como resultado de adultério (Allah não permita). Neste caso, a criança deve receber o nome da mãe e não é permitido dar a ela o nome do pai.

E Allah sabe mais.

Os Nomes, Sobrenomes e Alcunhas
Veja o site Islam Perguntas e Respostas