Todos os louvores são para Allah.
Quem faz wudu' deve certificar-se de que a água atinja toda a parte que está sendo lavada, e não se deve omitir nenhuma área dela, mesmo que seja apenas uma pequena área. Se houver algo no pé que impeça a água de atingir a pele, deve ser removido antes de lavá-lo, e essa parte não é considerada lavada a menos que você remova aquilo.
A evidência disso é o relato narrado por Ahmad em seu Musnad (3/424) e Abu Dawud (175) de Khaalid ibn Ma'daan, por um dos companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que o Profeta viu um homem rezando, e na parte superior de seu pé havia um ponto seco do tamanho de um dirham onde a água não havia alcançado. Então o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) o instruiu a repetir seu wudu’ e sua oração. Imam Ahmad disse: Este é um isnad jayyid. Foi classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.
O grande erudito Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi perguntado: e se um homem tiver graxa na mão – seu wudu’ é válido?
Ele respondeu: Sim, seu wudu’ é válido desde que essa graxa não seja uma camada sólida que impeça a água de atingir a pele. Se for uma camada sólida que impede que a água atinja a pele, então ele deve removê-la antes de fazer wudu’. Fim da citação.
Majmu’ Fataawa Ibn ‘Uthaimin (11/147).
O muçulmano deve ter cuidado em relação ao seu culto e purificação, cobrindo os pés, enquanto trabalha, com algo que impeça que as coisas adiram às partes do corpo que são lavadas no wudu', o que impediria que a água chegasse à pele, ou ele deve manter consigo a substância que removerá essas coisas.
E Allah sabe melhor.