Sexta-feira 10 Shawwal 1445 - 19 Abril 2024
Portuguese

Imagens de TV, filmes e vídeos

Pergunta

Tenho uma pergunta sobre fotos – As imagens que são gerenciadas por meios como vídeos, computadores etc. (ou seja, aquelas que entram e saem da tela) são permitidas? Você poderia verificar isso com provas e evidências?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A regra sobre uma coisa depende da maneira como ela é percebida. É essencial saber como é feita a criação das imagens às quais você se refere. O autor de Risaalat Ahkaam at-Taswir (As Regras Sobre Tirar Fotos) disse:

1 - Imagens em vídeo ou imagens em um filme no cinema:

Este é um método que transmite imagens em movimento e com som por um período de tempo limitado, mostrando todos os eventos que ocorreram nesse período. A imagem mostrada pelo filme na tela é a sombra ou o reflexo dessa coisa, não sua essência real, depois de ter sido gravada no filme. É dito na ash-Shari'ah al-Islamiyah wa'l-Funun (shari'ah/legislação islâmica e artes) que o cinema é chamado [em árabe] akhyaliyah [de khayaal, que significa sombra ou reflexão fraca], “porque mostra as sombras das coisas, não sua verdadeira essência.”

2 - Imagens de TV

Este é um método que transmite imagens e sons ao mesmo tempo através de um impulso elétrico. Este é o resultado do efeito da luz do objeto, cuja foto está sendo tirada, refletida em uma folha de mica coberta com um vasto número de pequenas partículas feitas de material fotossensível, fabricado com óxido de prata e césio, das quais as partículas são separadas umas das outras e isoladas eletricamente.

Esse tipo de criação de imagens usando máquinas é muito semelhante à imagem de um filme, mas nas imagens de TV, estas são alteradas para sinais eletrônicos, depois para ondas eletromagnéticas, que são enviadas por antenas para serem captadas por aparelhos receptores em aparelhos de TV, dentro do alcance que o sinal pode ter, ou eles são enviados para serem armazenados na forma de alterações magnéticas em fitas plásticas revestidas com a substância magnética apropriada que pode armazenar essas ondas.

Para mostrar o que foi gravado nessas fitas depois que essas ondas foram armazenadas, é preciso passar por uma máquina que as transforma mais uma vez em sinais eletrônicos e depois envia para uma tela na forma de sinais elétricos, para que apareça como uma imagem, mas somente após uma operação complexa.

O aparelho de TV é o equipamento que recebe as ondas elétricas e as reúne, depois as transmite de maneira regulada na forma de uma imagem com recursos completos.

Existe outro tipo que é considerado semelhante a esse tipo de criação de imagem. Isso é algo semelhante ao telefone usado em alguns países industrialmente avançados, que transmite a voz e a imagem do alto-falante, para que ambas as partes possam se ver na tela do dispositivo em que estão falando.

Da mesma forma, existem câmeras instaladas nas portas das casas. Esse sistema capta a voz e a imagem da pessoa que está chegando na casa e a transmite para uma tela dentro da casa, para que quem estiver dentro da casa possa vê-la claramente. Da mesma forma, existe um equipamento usado para vigiar criminosos roubando e assim por diante em bancos, lojas, etc.

Essa gama de equipamentos é considerada de um único tipo, mas eles são usados ​​para diversos fins, nos quais a câmera cobre a área a ser observada e transmite as imagens para uma tela como uma TV, onde a imagem aparece claramente. Coisas novas estão aparecendo o tempo todo, e não sabemos o que aparecerá no futuro. Se isso indica alguma coisa, indica a expansão impressionante do uso de máquinas para criar imagens de ambos os tipos, imóveis e em movimento, em muitas áreas, incluindo manufatura, indústria bélica, de segurança, educacional, da área da saúde ou social, etc.

Ahkaam al-Taswir por Ahmad ibn Ali Waasil, p. 65-67

O Shaikh Ibn ‘Uthaimin disse:

No que diz respeito às imagens feitas na moda moderna, elas se dividem em duas categorias:

A primeira categoria é aquela que não tem substância tangível (e só pode ser vista passando-a por uma máquina), como me disseram, é o caso das fotos em vídeo. Não há nenhum parecer sobre isso, e elas não estão sujeitas à proibição. Portanto, os sábios que proíbem tirar fotos com câmeras impressas em papel (fotografias) permitiram isso (as fotos em vídeo) e disseram que não há nada de errado nisso. Depois, foi perguntado: é permitido filmar palestras que são dadas nas mesquitas? A visão (acadêmica) era de que é melhor não fazer isso, porque isso pode perturbar os fiéis e porque eles podem filmar coisas que podem não ser apropriadas, e assim por diante.

A segunda categoria é fixa ou estática em papel (fotografias)…

Mas o assunto precisa de mais discussão se alguém quiser fazer esse tipo de imagem permitida. Pois elas estão sujeitas a cinco regras que dependem da intenção. Se a intenção é algo proibido, então é haraam. Se a pessoa intenciona algo wajib (obrigatório), então é wajib. Às vezes, as imagens podem ser essenciais, especialmente imagens em movimento. Por exemplo, se vemos alguém no ato de cometer um crime contra os direitos de uma pessoa, como uma tentativa de matar e assim por diante, e não podemos provar isso de nenhuma maneira senão tirando fotos, nesse caso, tirar fotos se torna wajib , especialmente nos casos em que as imagens podem decidir a situação. Os meios estão sujeitos às regras das finalidades. Se fizermos essas fotos para provar a identidade de uma pessoa, com medo de que outra pessoa possa ser acusada do crime, isso também é aceitável, na verdade é essencial.

Mas se tirarmos essas fotos apenas por gostar de olhá-las, sem dúvida isso é haraam... E Allah sabe melhor. (Veja Al-Sharh al-Mumti', 2/197-199)

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid