Todos os louvores são para Allah.
O serviço “Sada” nos permite escolher um determinado som que apenas quem está a fazer a chamada pode ouvir. Algumas pessoas escolhem esse som como o Alcorão, o adhaan, uma duaa’ ou uma nashid benéfica, e outras o escolhem como uma canção ou música e assim por diante.
Em princípio, não há nada de errado com este serviço, desde que o som que o usuário escolha seja permitido.
Não é permitido que este som seja uma música ou canções indecentes, devido ao fato de que canções e músicas são haram.
Com relação à escolha do som de um qaari' recitando o Alcorão, isso pode ser um tipo de desrespeito ao Sagrado Alcorão, porque Allah, exaltado seja, enviou o Alcorão para ser lido e refletido, recitado como um ato de adoração e posto em prática.
As palavras de Allah, exaltado seja, são grandes demais para torná-las simplesmente um meio de passar o tempo ou de nos alertar sobre algo.
Da mesma forma, com relação ao adhaan, foi prescrito para alertar as pessoas sobre o melhor e mais importante ato de adoração no Islam, a saber: a oração, por isso é merecedor do devido respeito e veneração. Portanto, não deve ser usado para este serviço.
Com relação à duaa’, o assunto é mais brando.
Shaikh Saalih al-Fawzaan (que Allah o preserve) foi questionado: Qual é a sua opinião sobre aqueles que colocam o adhaan ou recitação do Alcorão Sagrado como toque em seus telefones celulares, em vez de música?
Ele respondeu: Isso é desrespeitoso para com o adhaan, dhikr e o Sagrado Alcorão; eles não devem ser usados como alarmes, e o Alcorão não deve ser usado como um alarme.
Pode-se dizer: isso é melhor do que música. Mas, você tem que usar música? Ignore a música e coloque algum outro som que irá alertá-lo, no qual não haja música ou Alcorão, e ele simplesmente servirá como alerta.
Fim da citação de Majallat ad-Da'wah, edição n° 2097.
E Allah sabe melhor.