Terça-feira 14 Shawwal 1445 - 23 Abril 2024
Portuguese

Desenhar pessoas de costas

106042

Data de publicação : 06-11-2019

Vistas : 1740

Pergunta

Qual é o parecer sobre desenhar pessoas de costas?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O foco da proibição de desenhar e fazer imagens é o rosto, porque esse é o propósito original do desenho, na medida em que se a palavra “imagem (surah)” é usada em termos gerais, entende-se como se referindo à face.

Foi narrado por Suwaid ibn Muqarrin (que Allah esteja satisfeito com ele) que alguém deu um tapa em sua escrava, e Suwaid disse àquela pessoa: Tu não sabes que bater no rosto [surah] é haraam?

Al-Haafiz ibn Hajar disse em Fath al-Baari (1/176): Ou seja, que não é permitido atingir a face. Fim da citação.

Se as características do rosto não aparecerem na imagem, ela não terá mais o que a tornaria proibida e ilícita.

Isto é indicado pelo relato narrado por Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) falou sobre o que Jibril (que a paz esteja com ele) lhe disse: “Então, diga a alguém que corte a cabeça da estátua que está na casa, de modo que ela se torne como uma árvore.” Narrado por Abu Dawud (4158) e por at-Tirmidhi (2806), que disse: É hasan sahih. Foi classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.

Ibn Qudaamah disse em al-Mughni (8/111).

Se a cabeça da imagem é cortada, não é mais makruh (desaconselhável). Ibn 'Abbaas disse: A imagem [surah] é a cabeça, portanto, se a cabeça é cortada, então não é mais uma imagem. Isso foi narrado em ‘Ikrimah. Fim da citação.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin disse – como observado em Majmu’ al-Fataawa (2/278, 279):

Se a imagem não está clara – isto é, não tem olho, nariz, boca ou dedos – então, não é uma imagem completa, e não está competindo ou tentando se igualar à criação de Allah, glorificado e exaltado seja. Fim da citação.

O Shaikh também disse em Liqa'aat al-Baab al-Maftuh (nº 150, questão nº 23), quando foi questionado sobre o parecer de se retratar um ser humano de costas, ficou surpreso com isso e perguntou qual seria o objetivo, então ele disse:

Se isso for feito, não é uma “imagem”, pois é como um vulto, assim como uma pessoa caminhando ao sol possui uma sombra. Fim da citação.

Com base nisso, não há nada de errado em desenhar e retratar uma pessoa de costas.

Veja também a resposta à pergunta n° 102988.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A