Todos os louvores são para Allah.
Aquele que se esgota intencionalmente não será recompensado se seu objetivo for a dificuldade, ele será recompensado se a dificuldade acompanhar algo que ele tenha obrigação de fazer. Isso porque, naturalmente, não devemos buscar pela dificuldade.
O shaikh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Sharh Nuzum Qawaa’id: “Uma vez estabelecido que o Islam, por si só, não busca a dificuldade, nós, então, não devemos buscá-la. Se uma ação pode ser feita sem dificuldade, então buscar a dificuldade não é indicado. Por exemplo, se a pessoa disser ‘vou a pé para o hajj para que eu me esgote e minha recompensa no hajj seja maior’, deve ser-lhe dito: ‘Não é indicado buscar pela dificuldade, já que não é esta a intenção do Legislador, assim, ao busca-la, você está indo contra o objetivo do Legislador.
Se alguém disser: No hadith é dito que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) falou: “Vossa recompensa será proporcional ao vosso esforço”, sua resposta deve ser: O significado da palavra esforço no hadith não significa exaurir-se propositalmente, significa que é a exaustão que resulta de um certo ato de adoração pela qual o adorador não tem a intenção de procurar.” Fim de citação.
Perguntaram aos sábios do Comitê Permanente para Emissão de Respostas:
Qual tipo de água é mustahabb usar ao fazer o ghusl de janaabah – água fria ou morna?
Eles responderam:
Todos os louvores pertencem exclusivamente a Allah e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Mensageiro, sua família e companheiros.
Os muçulmanos devem usar água fria ou morna, de acordo com o que for melhor para ele. O assunto é amplo e a religião de Allah é fácil, conforme Ele diz (interpretação do significado): “Allah vos deseja a facilidade, e não vos deseja a dificuldade.” [al-Baqarah 2:185].
E Ele é a fonte de força. Que Allah envie bênçãos e paz sobre nosso Profeta Muhammad, sua família e companheiros. Fim de citação.
Shaikh ‘Abd al-Aziz ibn Baaz, Shaikh ‘Abd al-Razzaaq ‘Afifi, Shaikh ‘Abd-Allaah ibn Ghadyaan, Shaikh ‘Abd-Allaah ibn Qa’ud
Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah (5/328)
E Allah sabe mais.