Todos os louvores são para Allah.
Se você entrou em ihram depois de passar do miqat, então você tem de sacrificar um carneiro em seu nome e outro em nome de sua esposa, a serem abatidos em Makkah e a carne distribuída aos pobres lá.
É dito em al-Mawsu'ah al-Fiqhiyyah (22/140):
Se uma pessoa passa do miqat sem entrar em ihram, então ela deve voltar para este e entrar em ihram de lá se puder. Se ela volta e entra em ihram de lá, então ela não tem de oferecer um sacrifício, de acordo com o consenso acadêmico, porque ela entrou em ihram do miqat a partir do qual lhe foi ordenado fazê-lo.
Mas se ela passou do miqat e depois entrou em ihram, ela deve oferecer um sacrifício, quer tenha voltado para o miqat ou não. Isto é de acordo com os malikis e hanbalis. Fim de citação.
O Shaikh Ibn Baz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: qual é a decisão sobre passar do miqat para o Hajj ou 'Umrah?
Ele respondeu:
Não é admissível que o muçulmano que quer fazer Hajj ou 'Umrah passe do miqat que ele atravessa sem entrar em ihram.
Se ele o passa sem entrar em ihram, então ele deve voltar para este e entrar em ihram de lá.
Se ele não conseguir fazer isso e entrar em ihram de um lugar dentro do limite ou mais perto de Makkah, então ele deve oferecer um sacrifício, de acordo com muitos dos estudiosos, a ser abatido em Makkah e distribuído aos pobres, porque ele não conseguiu fazer uma ação obrigatória, que é entrar em ihram do miqat apropriado como prescrito na Shari'ah. Fim de citação.
Majmu’ Fatawa Ibn Baz (17/9).
O Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Eu viajei de avião de Riyadh para Jeddah com a intenção de fazer ‘Umrah, em seguida, o piloto anunciou que depois de vinte e cinco minutos estaríamos passando por cima do miqat, mas eu perdi o tempo de passar sobre o miqat por quatro ou cinco minutos, e eu completei os rituais da ‘Umrah. Qual é o veredito?
Ele respondeu:
A decisão de acordo com o que os estudiosos têm dito é que o questionador deve sacrificar um carneiro em Makkah e distribuir a carne aos pobres; se ele não puder pagar isso, então Allah não sobrecarrega qualquer pessoa além de sua capacidade.
Mas eu aconselho os meus irmãos: se o piloto anuncia que há vinte e cinco minutos ou dez minutos, eles devem entrar em ihram, porque algumas pessoas dormem depois desse anúncio e não percebem isso até que o avião se aproxima de Jeddah. Se você entrar em ihram vinte e cinco ou quinze minutos antes de chegar ao miqat, ou uma hora ou duas horas de antecedência, não há nada de errado com isso, pelo contrário, o que é errado é atrasar entrar em ihram até passar do miqat. Cinco minutos num avião abrange uma longa distância.
Então eu digo ao irmão que fez esta pergunta: sacrifique uma fidiah em Makkah e distribua-a aos pobres em nome de cada um de vocês que não entrou em ihram até depois do miqat, mas, no futuro, preste atenção quando o piloto fizer o anúncio. O assunto é flexível, então entre em ihram, e mesmo se você adormecer depois disso, não importa. Fim de citação.
Al-Liqa 'al-Shahri, nº 56, pergunta nº 4.
E Allah sabe melhor.