Quarta-feira 16 Shawwal 1440 - 19 Junho 2019
Portuguese

Usar Anéis de Prata no Mês de Rajab

Pergunta

Em nossa família, damos a cada irmão e irmã anéis de prata, e cada anel tem alguns numerais em árabe gravados no interior, e eles são feitos especificamente no mês de Rajab, somente. Eu gostaria de saber se usar esses anéis é parte do Islam ou não?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

É permitido a um homem usar um anel de prata, assim como é permitido a uma mulher fazê-lo.

Al-Bukhari (65) e Muslim (2092) narraram que Anas ibn Maalik (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) enviou uma carta ou queria enviar uma carta (aos governantes não-árabes), foi-lhe dito: Eles não lerão nenhuma letra a menos que haja um selo nela. Então, ele tinha um anel de prata gravado ‘Muhammad Rasul Allah’ (Muhammad, o Mensageiro de Allah). Aquilo era como se eu pudesse ver o brilho dele em sua mão.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Majmu’ (4/340):

É permitido a uma mulher, casada ou não, usar um anel de prata, assim como é permitido que ela use um anel de ouro. Existe consenso sobre este ponto. Não há nada de makruh nisso, e não há diferença de opinião acadêmica sobre esse assunto. Al-Khattaabi disse: “É makruh que ela use um anel de prata, porque esse é um dos símbolos dos homens. Então, se ela não consegue encontrar um anel de ouro, que tinja de amarelo com açafrão e shabaha.” Mas o que ele disse está errado e não há base para isso; a visão correta é que não é makruh.

Depois, ele disse: É permissível que um homem use um anel de prata, se ele ocupa uma posição de autoridade ou não. Existe um consenso acadêmico sobre esse ponto. Com relação ao que foi narrado de alguns dos sábios anteriores de ash-Shaam, que é makruh para qualquer outro que não um governante usá-lo, esta é uma visão estranha e deve ser rejeitada com base nos textos e no consenso das gerações anteriores. Al-Anbari e outros relataram que havia consenso acadêmico sobre esse assunto. Fim da citação.

Também é permitido gravar ou escrever coisas em um anel, mas não há base para fazê-lo especificamente no mês de Rajab, ou para usar o anel nos meses de Rajab, crendo que ele te aproximará de Allah, ou que haja uma virtude particular em usá-lo durante este mês. Isso é uma inovação e está errado.

Você deve estar ciente de que não se pode escrever qualquer coisa no anel que alegue que trará boa sorte ou afastará o mau-olhado, a inveja e os gênios, e assim por diante.

Resumindo:

Em princípio, não há nada de errado em usar anéis e gravar coisas neles. O que problemático é procurar aproximar-se de Allah fazendo isso, ou escolher um tempo específico para usá-lo, ou procurar barakah (bênção) no anel, ou usá-lo como um amuleto.

E Allah sabe melhor.

Enviar comentário