Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Venda de ações logo após tomar posse das mesmas

Pergunta

Minha pergunta é sobre negociar ações. Eu comprei ações em 11 de novembro de 2007 e o acordo foi concluído em 13 de novembro de 2007 [dois dias depois] no início da manhã, então eu vendi minhas ações [no dia em que o negócio foi concluído], o que você me diz: isso é permitido? Além disso, naquele dia, obtive a propriedade completa das ações e, no mesmo dia – 13 de novembro de 2007 – o valor de minhas ações aumentou.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Se você comprar ações e elas se tornarem sua propriedade e estiver sob seu controle, é permitido vendê-las, mesmo que isso aconteça no mesmo dia, não importando se o valor delas aumentou ou diminuiu, desde que as ações sejam de uma empresa em funcionamento e que possua atividades e ativos.

Ao contrário, a diferença de opinião acadêmica tem a ver com a venda de ações imediatamente após a criação da empresa e antes desta iniciar suas atividades e transformar seu dinheiro em ativos não monetários. Alguns sábios são da opinião de que é haraam vender ações de maior valor naquele momento em particular, porque se enquadram no título de vender moeda por moeda com algo extra. Outros sábios são da opinião de que isso é permitido, porque a empresa possui ativos não monetários e tem um valor que é considerado tal de acordo com shari‘ah; isso inclui o valor de ter uma licença para fazer negócios.

Depois que a riqueza da empresa – a maior parte dela – for transformada em ativos não monetários, então, é permitido vender as ações pelo mesmo valor ou mais.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A