Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Observando a lua, não seguindo cálculos astronômicos

Pergunta

Há uma disputa grande entre sábios muçulmanos a respeito do sincronismo do começo do Ramadan e 'Eid al-Fitr. Alguns deles agem sobre a visão da lua nova, por causa do hadith, "jejues quando tu avistares [a lua nova] e pares de jejuar quando tu a avistares..."; outros contam com os cálculos dos astrônomos, dizendo que esses cientistas têm progredido bastante na ciência da astronomia e que eles são capazes de saber quando começa o mês lunar. Quem está certo neste assunto?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar, a opinião correta sobre a qual deve-se agir é a indicada pelas palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "jejues quando tu avistares [a lua nova] e pares de jejuar quando tu a avistares e se estiver nublado, então completa o mês com trinta dias." Essa é a base para determinar o início e o fim do Ramadan pela visão real da lua nova. A shari’a (legislação) islâmica com a qual Allah enviou nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é universal e eterna, até o Dia da Ressurreição (É válida para todo tempo e lugar, quer as ciências do mundo estejam avançadas ou não, quer haja telescópios etc. ou não, quer haja qualquer pessoa dente a população que seja capaz de fazer cálculos astronômicos ou não. Ver a lua é algo que as pessoas de todos os lugares e tempos podem fazer, ao contrário de cálculos que podem ou não estar ao alcance do povo, e telescópios que podem ou não estar disponíveis).

Em segundo lugar: Allah sabia que progresso seria feito em astronomia e outras ciências, mas apesar disso Ele ainda disse (interpretação do significado): "...Então, quem de vós presenciar (a lua nova na primeira noite) esse mês (Ramadan), que nele jejue..." [al-Baqarah 2: 185] e o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “jejues quanto tu avistares(a lua nova) e pares de jejuar quando tu a avistares...” Assim, o início e o fim do Ramadan estão conectados à visão real da lua, e não aos cálculos dos astrônomos, embora Allah soubesse que os astrônomos desenvolveriam sua ciência até o ponto em que seriam capazes de calcular as posições das estrelas e corpos celestes. Os muçulmanos são obrigados a seguir o que Allah lhes prescreveu por meio de Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), baseando o começo e o fim do jejum na visão da lua. Isto é como o consenso dos estudiosos, quem difere disso e confia em cálculos é shaadhdh ("estranho") e sua opinião não pode ser levada em consideração. E Allah sabe melhor.

A Fonte: Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah, 10/106