Todos os louvores são para Allah.
O Zakat al-fitr pode ser dado na forma de qualquer alimento básico, como trigo, milho, arroz, feijão, lentilhas, grão de bico, fava (feijão), macarrão, carne e assim por diante. O Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou que se desse um saa’ (unidade de medida) de comida, e os Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles) costumavam dá-lo a forma de alimento básico local.
Al-Bukhari (1510) e Muslim (985) narraram que Abu Sa’id al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Costumávamos pagar o zakat al-fitr na época do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no dia de al-Fitr, um saa’ de comida. Abu Sa'id disse: E a nossa comida (básica) era cevada, passas, iogurte seco e tâmaras.
De acordo com outro relato, ele disse: Quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava entre nós, costumávamos pagar o zakat al-fitr em nome de todos, jovens e velhos, livres e escravos, um saa' de gêneros alimentícios ou saa' de iogurte seco ou um saa' de cevada ou saa' de tâmaras ou saa' de passas.
Alguns sábios interpretaram “alimento” neste hadith como se referindo ao trigo; outros são da opinião de que o que se entende é o alimento de uma região, não importa o que seja: trigo, milho ou outra coisa. Essa é a visão correta, porque o zakat é um meio pelo qual os ricos ajudam os pobres, e o muçulmano não é obrigado a ajudar com algo que não seja o alimento básico de seu país. Sem dúvida, o arroz era um alimento básico na terra dos dois santuários sagrados, e era um alimento bom e precioso, e superior à cevada, que o texto diz ser aceitável. Assim, sabe-se que não há nada de errado em dar arroz para o zakat al-fitr. Fim da citação.
Majmu’ Fataawa ash-Shaikh Ibn Baaz (14/200)
Shaikh al-Islam Ibn Taymiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Majmu' al-Fataawa (25/68):
Se o povo de uma região come um desses alimentos como alimento básico, é indubitavelmente permitido dá-lo como zakat al-fitr. Mas eles podem dar alimentos básicos além destes, tais como, se eles comem arroz e milho como alimentos básicos, eles podem dar trigo ou cevada, ou é aceitável que deem arroz e milho? Existe uma conhecida diferença de opinião a respeito disso, mas a visão mais correta é que deve ser dado na forma do que se come como alimento básico, mesmo que não seja um desses tipos. Esta é a visão da maioria dos sábios, como ash-Shaafa'i e outros, porque o princípio básico com relação à caridade é que ela é ordenada como um meio de ajudar os pobres como Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): “no meio-termo com que alimentais vossas famílias” [al-Ma’idah 5:89]. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou ao zakat al-fitr: um saa’ de tâmaras ou saa’ de cevada, porque esse era o alimento básico do povo de Madinah. Se isto não fosse o alimento básico, e este fosse outra coisa, ele não os teria ordenado algo que não fosse alimento básico, assim como Allah não ordenou isto no caso de expiação [por juramentos quebrados] , como mencionado em al-Ma’idah 5:89].
Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse em i'laam al-Muwaqqi'in (3/12): Essa era a comida básica usual em Madinah. Mas se o alimento básico das pessoas de uma região ou localidade é algo diferente disso, então eles têm que dar um saa’ de seu alimento básico, como aqueles cujo alimento básico é milho ou arroz ou algum outro tipo de grão. Se o alimento básico deles for algo diferente de grãos, como leite, carne ou peixe, eles devem dar seu zakat al-fitr na forma de seu alimento básico, não importa o que seja. Esta é a visão da maioria dos sábios, e é a única visão correta, porque o objetivo por trás disso é atender às necessidades dos pobres no dia do Eid, e ajudá-los, dando-lhes a comida básica do local. Com base nisso, é aceitável dar farinha, mesmo que não haja ahadith sahih que a mencionem. Fim da citação.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse em ash-Sharh al-Mumti' (6/183):
A visão correta é que tudo o que puder ser considerado um alimento básico, seja grãos, frutas, carne e assim por diante, é aceitável. Fim da citação.