Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Evidência para o ritual de apedrejamento dos Jamaraat durante o Hajj

Pergunta

Existe alguma referência no Alcorão Sagrado sobre o apedrejamento dos Jamaraat?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O apedrejamento dos Jamaraat é um dos rituais obrigatórios do Hajj e é prescrito para todos que pretendem fazer esta grandiosa peregrinação. Este ritual é mencionado claramente na Sunnah e sua autenticidade é acordada pelos estudiosos.

Foi narrado por Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) colocou al-Fadl sentado atrás dele em sua montaria, e al-Fadl disse que não parou de recitar o Talbiyah até que ele apedrejasse o Jamrah.

Narrado por al-Bukhari (1685) e Muslim (1282).

Foi narrado de 'Abd-Allah (que Allah esteja satisfeito com ele) que ele veio ao maior Jamrah e posicionou-se com a Casa à sua esquerda e Mina à sua direita e apedrejou-o com sete (pedrinhas), e disse: Assim foi como aquele a quem a Surat al-Baqarah foi revelada (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) o apedrejou.

Narrado por al-Bukhari (1748) e Muslim (1296)

Foi narrado por Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que ele apedrejaria al-Jamrah ad-Dunia (o Jamrah perto da mesquita Khaif) com sete seixos, dizendo o takbir após cada arremesso. Então, ele seguiu em frente até chegar ao nível do solo onde ficaria de frente para a qiblah, e permaneceu ali por um longo tempo, oferecendo duaa’ e levantando as mãos. Depois, ele apedrejou o pilar do meio, e se moveu para a esquerda em direção à área mediana, onde se posicionou de frente para a qiblah. Ele permaneceu ali por muito tempo oferecendo duaa’ e levantando as mãos. Então, ele apedrejou o Jamarat al-‘Aqabah do meio do vale, mas não se posicionou ao lado deste. Assim, ele saiu e disse: “Foi assim que eu vi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fazendo isso.”

Narrado por al-Bukhari (1751).

Ibn al-Mundhir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:

Eles concordaram unanimemente que se uma pessoa apedrejar os Jamaraat durante os dias de al-Tashriq após o sol ter passado o meridiano, isso é válido.

Al-Ijmaa' por Ibn al-Mundhir (11).

Ibn Hazm (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:

Eles concordaram que os três dias após o Dia do Sacrifício são os dias para apedrejar os Jamaraat, e é válido para aquele que os apedrejou durante esses dias após o (sol passar do) meridiano.

Maraatib al-Ijmaa' por Ibn Hazm (46).

Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Quando ele chegar a Mina, deve começar com o Jamarat al-'Aqabah, que é o Jamarat mais distante de Mina e o mais próximo de Makkah, e é em al-'Aqabah, por isso também é chamado de Jamarat al-'Aqaba. Ele deve apedrejá-lo com sete pedrinhas, dizendo o takbir a cada arremesso. Ele deve ficar no meio do vale e virar-se para a qiblah, então deve sair e não permanecer lá. Este é um resumo dos pontos de vista daqueles estudiosos cujas visões nós conhecemos. Fim da citação.

Al-Mughni (3/218).

Abu Haamid al-Ghazaali (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Quanto ao apedrejamento do Jamaraat, o propósito por trás disso é seguir o comando e manifestar submissão e servidão a Allah, além de mostrar obediência completa sem pensamento racional ou o ego tendo qualquer participação nisso. O objetivo também é imitar Ibrahim (que a paz esteja sobre ele), quando Iblis (que Allah o amaldiçoe) apareceu a ele naquele lugar para instilar confusão em sua mente ou tentá-lo a pecar, e Allah o ordenou que atirasse pedras nele para afastá-lo e acabar com suas esperanças. Você pode pensar que o shaitan apareceu e ele o viu e é por isso que ele o apedrejou, mas quanto a mim, o shaitan não apareceu em minha frente – deve-se notar que este pensamento vem do próprio shaitan e que ele é quem está colocando isso em sua mente, para te desmotivar quando você estiver arremessando. Assim, você vai imaginar que é uma ação sobre a qual não há nada de bom e que é como um jogo, então por que você deveria se preocupar com isso? Expulse-o de sua mente com uma atitude séria e através da determinação de jogar as pedrinhas, apesar (das tentações) do shaitan. Lembre-se de que você está jogando pedrinhas em al-'Aqabah, mas na verdade você as está atirando na face do shaitan e está quebrando suas costas com elas, porque nada o incomoda, exceto você obedecer ao comando de Allah por veneração a Ele, simplesmente por causa de Seu comando, e a alma e a mente não têm nada a ver com isso. Fim da citação.

Ihya’ ‘Ulum al-Din, 1/270

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A