Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Os textos religiosos indicam que é haram mudar a criação de Allah, e nos dizem que este é um dos mandamentos do Shaitan, através do qual ele engana as pessoas, como Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):
{Não invocam, além d’Ele, senão divindades femininas, e não invocam senão um rebelde Satã! Allah amaldiçoou-o. E ele disse: "Certamente, tomarei uma porção preceituada de Teus servos. E, certamente, descaminhá-los-ei e fá-los-ei nutrir vãs esperanças e ordenar-lhes-ei que cortem as orelhas dos animais de rebanho e ordenar-lhes-ei que desfigurem a criação de Allah. E quem toma Satã por aliado, em vez de Allah, com efeito, se perderá com evidente perdição.} [an-Nissa' 4:117-119].
Foi narrado que 'Abdullah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Que Allah amaldiçoe as mulheres que fazem tatuagens e aquelas nas quais as tatuagens são feitas, mulheres que têm suas sobrancelhas arrancadas e mulheres que lixam dentes com o propósito de embelezamento, mudando a criação de Allah. A notícia a respeito disso chegou a uma mulher de Banu Asad que se chamava Umm Ya'qub. Ela veio até ‘Abdullah e disse: O que é isso que ouvi sobre tu xingares fulana e beltrana? ‘Abdullah respondeu: Por que eu não deveria amaldiçoar aquelas a quem o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou?” Narrado por al-Bukhari (4886) e Muslim (2125).
An-Nasa'i narrou da seguinte forma: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou as mulheres que fazem tatuagens, mulheres que lixam seus dentes e mulheres que arrancam sobrancelhas, mudando a criação de Allah, glorificado e exaltado seja.” Foi classificado como sahih por al-Albaani em Sahih an-Nasaa'i.
O que se entende por lixar os dentes é lixá-los para parecer mais jovem e embelezar os dentes.
An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: O que se quer dizer é limar entre os dentes da frente. Isso é algo que é feito por mulheres idosas e por quem está próximo a elas em idade, para parecer mais jovem e embelezar os dentes, porque esse lindo espaço entre os dentes é algo que se vê nas meninas, mas quando a mulher envelhece, seus dentes crescem. Por isso, elas lixam os dentes para deixá-los bonitos e dar a impressão de que a mulher é mais jovem. Esta ação é haram tanto para quem a faz quanto em quem for feito, por causa desses ahadith; e porque é uma mudança na criação de Allah, exaltado seja; além de dar uma impressão falsa e ser um engano.
Com relação às palavras “mulheres que lixam os dentes com o propósito de embelezamento”, o que se quer dizer é que elas fazem isso para ficarem bonitas. Isso indica que o que é haram é aquilo que é feito com o propósito de embelezamento. Se for necessário para fins de tratamento médico ou para corrigir um defeito nos dentes, dentre outros, então não há nada de errado com isso. E Allah sabe mais. Fim da citação.
Esses relatos indicam que as coisas mencionadas – tatuagens, depilar as sobrancelhas e lixar os dentes – estão sob o título de mudar a criação de Allah.
Al-Haafiz Ibn Hajar disse em Fath al-Baari: As palavras “mudando a criação de Allah” referem-se a quem faz tatuagens, arranca sobrancelhas e lixa os dentes. Isso também se aplica à adição de extensões de cabelo, de acordo com um dos relatos. Fim da citação.
Este hadith indica que arrancar as sobrancelhas é haram e quem faz isso é amaldiçoado. Devemos nos submeter a isso, seja ou não conhecido o motivo da proibição.
Houve uma divergência de opinião acadêmica sobre esse motivo, e há vários pontos de vista.
Al-Qurtubi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Em relação a todas essas questões, os ahadith afirmam que aquele que faz essas coisas é amaldiçoado e que são pecados graves, mas há uma divergência de opinião quanto à razão pela qual são proibidas. Foi dito que é porque elas estão sob o título de engano ou porque estão sob o título de mudar a criação de Allah, como Ibn Mas’ud afirmou. Isso é mais correto e inclui o primeiro motivo. No entanto, foi dito que o que é proibido é apenas o que é permanente, porque está sob o título de mudar a criação de Allah, exaltado seja. Quanto ao que não é permanente, como kohl, com o qual as mulheres se embelezam, os estudiosos afirmaram que é permitido.
Fim da citação de Tafsir al-Qurtubi (5/393).
Essas palavras de al-Qurtubi (que Allah tenha misericórdia dele) apontam para uma diretriz sobre o que significa mudar a criação de Allah e indicam que se refere a uma mudança permanente. Esta é uma boa orientação, por meio da qual podemos conciliar entre os assuntos proibidos mencionados no hadith e os assuntos permitidos que ninguém afirma serem proibidos, como kohl e henna. Mas aqui precisamos abordar o que você mencionou em sua pergunta: que depilar as sobrancelhas não é permanente; ao contrário, o pelo vai crescer de novo.
A resposta a isso é que o pelo que volta a crescer não voltará a crescer logo em seguida, então isto está sob a mesma regra de algo que é permanente. Além disso, toda vez que aparece um fio de cabelo, a mulher que depila as sobrancelhas o remove, de modo que a depilação se torna algo permanente, portanto, está sob a regra do que é permanente.
Em segundo lugar:
O que é permitido engloba diferentes tipos:
1. Aquilo que é feito para fins de tratamento médico e remoção de defeitos, pelo relato narrado por Abu Dawud (4232), at-Tirmidhi (1770) e an-Nasaa'i (5161) de 'Abd ar-Rahmaan ibn Tarafah, que seu avô 'Arfajah ibn As'ad teve seu nariz cortado na batalha de al-Kulaab, e ele usava um nariz feito de prata, mas começou a cheirar mal, então o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) lhe disse para fazer um nariz de ouro. Este hadith foi classificado como hasan por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.
Abu Dawud também narrou que Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “A mulher que coloca extensões de cabelo e a mulher em quem isso é feito, a mulher que depila as sobrancelhas e a mulher em quem isso é feito, a mulher que faz tatuagens e a mulher em quem isso é feito – quando não há doença (doença justificaria isso) – é amaldiçoada.” Este hadith foi classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.
Ahmad (3945) narrou que Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Eu ouvi o Mensageiro de Allah proibir arrancar pelos faciais, limar os dentes, adicionar extensões de cabelo e tatuar, exceto em caso de doença.” Shaikh Ahmad Shaakir disse: Seu isnaad é sahih.
Ash-Shawkaani (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “O significado aparente das palavras ‘exceto em caso de doença’ sugere que a proibição mencionada só se aplica se essas coisas forem feitas com o propósito de embelezamento, não com o propósito de tratar doenças e enfermidades, caso em que não são proibidas.” Fim da citação de Nail al-Awtaar (6/229).
2. Aquilo que é feito para remover algo que ocorreu e causou deformidade. Isso inclui sardas, verrugas e afins, porque é uma restauração do que Allah criou, e não uma mudança na criação de Allah.
Ibn al-Jawzi disse: Quanto aos remédios que tiram sardas e deixam o rosto bonito para o marido, não vejo nada de errado nisso.
Isso também inclui o uso de cremes para suavizar a pele, o que a restaura à sua condição original.
3. Aquilo que é feito para fins de embelezamento temporário, que não permanece e não altera as características originais, como kohl, henna, rouge e batom. Kohl e henna eram bem conhecidos e amplamente usados entre as mulheres na época do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), assim como o açafrão e outras cores que eram misturadas aos perfumes femininos. Portanto, não há nada de errado em usar produtos cosméticos, desde que sejam livres de substâncias nocivas.
De acordo com o hadith de 'Abd ar-Rahmaan ibn 'Awf (que Allah esteja satisfeito com ele), ele se casou e veio ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com traços de perfume amarelado em si. Narrado por al-Bukhari (5153) e Muslim (1427).
Os estudiosos interpretaram isso como significando que os traços de perfume amarelado chegaram a ele a partir de sua esposa, porque está comprovado que os homens não podem usar açafrão (como perfume).
E Allah sabe mais.