Todos os louvores são para Allah.
Orientação do Profeta Muhammad sobre o Casamento
A orientação do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em relação ao casamento foi que ele encorajou torná-lo mais fácil, anunciando-o e proclamando abertamente, e expressando alegria e felicidade nesta ocasião; fazer uma festa de casamento e convidar pessoas para ela; ordenar que aqueles que são convidados compareçam, e mesmo que uma pessoa esteja jejuando, ela deve comparecer e oferecer du’aa’ para o anfitrião da festa, mas ela não precisa comer.
Então, ele recomendou tratar a esposa com gentileza e fazer o melhor para conseguir isso.
Isto é em termos gerais. Segue uma discussão mais detalhada:
Dote acessível (Mahr)
Al-Baihaqi (14721) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dos dotes é aquele que é mais acessível.” Foi narrado por Abu Dawud (2117) com a seguinte redação: “O melhor dos casamentos é aquele que é mais acessível”. Isto foi classificado como autêntico por Al-Albani.
Foi dito em ‘Awn Al-Ma’bud: “isto é, o mais fácil para o homem, facilitando o dote e assim por diante. Al-’Allamah Ash-Shaikh Al-’Azizi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: ou seja, o dote mais baixo ou o mais fácil para aceitar a proposta.”
Ahmad (23957) e Ibn Majah (4095) narraram de ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Um dos sinais de uma mulher sendo abençoada é que o processo de propor a ela seja facilitado, o dote seja acessível e que ela tenha filhos com facilidade.” (Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Al-Jami’, 2235)
At-Tirmidhi (1114) narrou que ‘Umar ibn Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Não vá a extremos em relação aos dotes das mulheres. Se isso fosse algo honroso neste mundo ou um sinal de piedade diante de Allah, então o Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) teria mais direito a isso, mas nunca ouvi falar que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tenha oferecido como dote para qualquer uma de suas esposas ou aceito como dote para qualquer uma de suas filhas qualquer coisa acima de doze Uqiyah. (Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi)
Uma Uqiyah custa 40 Dirhams; o peso de um Dirham em gramas [de prata] é 2,975.
Anunciando o casamento
At-Tirmidhi (1089) narrou de ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que ela disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Anuncia este casamento.” (Classificado como autêntico por Al-Albani em Al-Irwa’, 7/50)
An-Nassa’i (3369) narrou que Muhammad ibn Hatib (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O que separa o permitido do proibido é [bater] no Daff e cantar no casamento.” (Classificado como autêntico por Al-Albani)
Bater no daff (instrumento de percussão) em casamentos é limitado apenas às mulheres
Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Al-Fath: “Nos ahaadith fortes, há permissão disso para as mulheres; não é apropriado para homens, devido à proibição geral de homens se parecerem com mulheres.”
A festa de casamento (Walimah)
Esta é uma Sunnah confirmada em casamentos e faz parte do anúncio do casamento e da expressão de alegria e felicidade nesta ocasião.
Foi narrado por Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a ‘Abd Ar-Rahman ibn ‘Awf (que Allah esteja satisfeito com ele) quando ele se casou: “Dá uma festa, mesmo que seja com apenas uma ovelha.” (Al-Bukhari e Muslim)
Alguns estudiosos disseram que isso é obrigatório, por causa dos relatos narrados por Ahmad (22526), de Ibn Buraidah, de seu pai, que disse: Quando ‘Ali propôs a Fátima (que Allah esteja satisfeito com ambos), o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Deve haver uma festa para o casamento.” Al-Albani disse em Adab Al-Zafaf (72): “Não há nada de errado com a sua Isnad [cadeia de narração], como Ibn Hajar disse em Al-Fath.”
É obrigatório comparecer à festa se for convidado. Foi narrado por ‘Abdullah ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se um de vós for convidado para a festa, deve ir.” (Al-Bukhari e Muslim)
Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Os estudiosos (que Allah tenha misericórdia deles) afirmam que é obrigatório atender ao convite, ou seja, se alguém for mencionado pelo nome e convidado individualmente, quer o anfitrião o convide pessoalmente ou através de um substituto ou por meio de um cartão que lhe foi enviado, desde que não haja males envolvidos na festa de casamento. Se houver algum mal envolvido, então, depende: se ao comparecer ele for capaz de prevenir o mal, então deverá comparecer; se ele não puder fazer isso, então não será permitido que ele compareça.” (Liqa’ Al-Bab Al-Maftuh, 13/133)
É permitido oferecer festa de casamento sem carne. Al-Bukhari (4213) narrou que Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) parou entre Khaibar e Madinah por três dias, durante os quais ele se casou com Safiyyah (que Allah esteja satisfeito com ela). Convidei os muçulmanos para a sua festa de casamento, na qual não havia pão nem carne; não havia nada, exceto o que o Profeta ordenou que Bilal distribuísse em esteiras de couro, nas quais foram colocadas tâmaras, ghee e iogurte seco.
Como parabenizar alguém pelo casamento
Recomenda-se parabenizar o marido como o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) parabenizou as pessoas. Foi narrado por Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que quando um homem se casava, ele o parabenizava e rezava por ele, dizendo: “Que Allah te abençoe e traga bênçãos sobre vós e vos una no bem.” (Narrado por Abu Dawud, 2130 e classificado como autêntico por Al-Albani)
O que fazer na noite de núpcias
É recomendado que o marido faça várias coisas ao se aproximar da esposa, incluindo as seguintes:
- Ser gentil e delicado com sua esposa ao consumar o casamento
Foi narrado por Ahmad (26925) que Asma’ bint ‘Umays (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: Fui eu quem cuidou de ‘Aishah e a preparou para seu casamento com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e eu tinha algumas mulheres comigo. Ela disse: Por Allah, não encontramos nenhum alimento com ele, exceto um recipiente com leite. Ele bebeu e depois o passou para ‘Aishah, mas a jovem se sentiu muito tímida. Dissemos: Não rejeite a mão do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele); pegue isso. Ela pegou timidamente e bebeu, então ele disse: Passe para seus amigos. Dissemos: não temos vontade de beber. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Não combinem fome com mentiras. (Classificado como autêntico por Al-Albani em Adab Al-Zafaf, 19)
- Colocar a mão na cabeça da esposa e rezar por ela
Por causa dos relatos narrados por Abu Dawud (2160) de ‘Amr ibn Shu’ayb, de seu pai, de seu avô, do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que disse: “Quando um de vós se casa com uma mulher, que a toque a testa e diga: Ó Allah, eu Te peço pela bondade dentro dela e pela bondade para a qual Tu a fizeste inclinada, e eu me refugio em Ti do mal dentro dela e do mal que Tu a fizeste inclinada.” (Classificado como autêntico por Al-Albani)
- Alguns Salaf consideraram recomendado rezar duas Rak’ahs juntos:
Ibn Abu Shaybah (17156) narrou que Shaqiq disse: Um homem veio até ‘Abdullah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) e disse: ‘Eu me casei com uma jovem virgem, mas tenho medo que ela possa me odiar.’ ‘Abdullah disse: ‘O amor vem de Allah e o ódio vem de satanás, que quer fazer com que tu odeies o que Allah tornou permitido. Quando ela vier até ti, diz a ela para rezar duas Rak’ahs atrás de ti.’” (Classificado como autêntico por Al-Albani em Adab Al-Zafaf, 24)
- Deve-se dizer antes de ter relações sexuais com a esposa: Bismillahi Allahumma jannibna Ash-Shaitan wa jannib Ash-Shaitan ma razaqtana (Em nome de Allah, ó Allah, protege-nos de satanás e protege contra satanás tudo o que Tu nos deste)’. Do relato narrado por Al-Bukhari (3271) de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quando um de vós deseja se aproximar de sua esposa (ter relações sexuais), que diga: ‘Bismillahi Allahumma jannibna Ash-Shaitan wa jannib Ash-Shaitan ma razaqtana (Em nome de Allah, ó Allah, protege-nos de satanás e protege contra satanás tudo o que Tu nos deste)’ – então, se eles receberem um filho, satanás não fará mal a ele.”
- Afirmamos a importância do tratamento gentil da esposa e do temor a Allah em relação a ela, e que ela deve temer a Allah em relação ao marido.
Allah diz (interpretação do significado):
“E convivei com elas, convenientemente. E, se as odiais, pacientai: quiçá, odieis algo, em que Allah faz existir um bem abundante.” [An-Nissa’ 4:19]
Além disso, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se uma mulher oferece cinco orações diárias, jejua durante o mês (Ramadan), guarda sua castidade e obedece a seu marido, será dito a ela: Entra no Paraíso por qualquer um dos Portões do Paraíso que tu desejares.” (Classificado como autêntico por Al-Albani em Takhrij Al-Mishkat, 3254)
E Allah sabe mais.