Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Trabalhar em marketing, seja comercial (business-to-business), marketing regular, ou marketing digital é permitido em princípio, mas esse marketing é haram (ilícito) se for feito para uma empresa ou site que lida com produtos haram, como sites que vendam gravações musicais, ou livros que promovam inovação (bid'ah) ou imoralidade, ou que vendam instrumentos musicais, carnes haram, revistas indecentes ou outras coisas que são proibidas de acordo com o Islam.
Mencionamos vários deles, com a decisão shar'i sobre o marketing relacionado a estes, nas resposta às pergunta n° 107677 .
Em segundo lugar:
No que diz respeito à obtenção de e-mails de pessoas para fins de marketing de produtos enviando-lhes e-mails, isso está sujeito a uma discussão adicional:
1) Se o site – ou sala de bate-papo – que fornece os e-mails de quem se inscreve informa às pessoas desde o início, antes que elas concordem em se inscrever, que se reserva o direito de vender e-mails para empresas e sites de marketing, então não há nada errado sobre eles ao fazer isso, e não há nada de errado em você trabalhar com esses sites e salas de bate-papo e obter as listas de e-mails que eles possuem.
2) Mas se o site – ou sala de bate-papo – não informar às pessoas que se inscreveram que se reserva o direito de vender suas listas de e-mail, então não é permitido mantê-las e vendê-las, porque essas informações foram confiadas e não é permitido que você trabalhe com esses sites e salas de bate-papo.
3) Não é permitido o uso de programas hackers para acessar as listas de e-mail de um site ou sala de bate-papo, pois isso é uma transgressão à privacidade de terceiros, e alguns deles até vão além disso e hackeiam a lista de e-mail.
4) Se alguém mostrar seu próprio e-mail em um site ou sala de bate-papo, é permitido entrar em contato com esta pessoa e comercializar com ela produtos permitidos, e é permitido usar um software específico para coletar esses e-mails com o objetivo de entrar em contato com as pessoas.
5) Se você entrar em contato com os proprietários desses endereços de e-mail, deverá informar em sua mensagem que é possível cancelar a inscrição dessa lista, e não deve enviar mais mensagens nesse caso (no cancelamento), pois se uma pessoa mostrar seu e-mail, isso não significa que ela queira receber mensagens de marketing. Portanto, se a pessoa indicar que não está interessada, você deve respeitar seus desejos e não entrar em contato com ela novamente.
E Allah sabe mais.