Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

A visão da Ahl al-Sunnah em relação aos Sahaabah e a liderança de Abu Bakr al-Siddiq

Pergunta

Quais evidências vocês têm que lhes dizem que Imam Ali (AS) não deveria ser o líder após o Profeta Muhammed (AS)?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Um dos princípios básicos da Ahl al-Sunnah wa'l-Jamaa'ah é que eles não têm nada contra os Companheiros do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e eles não dizem nada contra eles. Seus corações estão livres de qualquer ódio, ressentimento e rancor (em relação a eles) e não dizem nada (sobre eles) que não seja adequado ou condizente, porque Allah diz (interpretação do significado):

“E os que chegaram, depois deles, dizem: "Senhor nosso! Perdoa-nos e a nossos irmãos, que se nos anteciparam, na Fé, e não faças existir, em nossos corações, ódio para com os que crêem. Senhor nosso! Por certo, és Compassivo, Misericordiador."”[ al-Hashr :10]

E eles obedecem ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que disse: "Não insultem os meus companheiros, pois, por Aquele em Cujas mãos está minha alma, se um de vocês fosse gastar ouro em caridade igual ao tamanho do Monte Uhud, não iria alcançar o status de um deles, ou mesmo chegar a metade disso" (narrado por al-Bukhari, 3637; Muslim, 2541).

Um dos princípios básicos da Ahl al-Sunnah é que eles aceitam o que foi narrado no Alcorão e na Sunnah, e o consenso dos estudiosos, sobre as virtudes e status (dos Sahaabah). Eles dão prioridade para aqueles que passaram e lutaram antes da vitória - o tratado de al-Hudaybiyah - sobre aqueles que passaram e combateram posteriormente, porque Allah diz (interpretação do significado):

“E por que razão não despendeis na senda de Allah, enquanto de Allah é a herança dos céus e da terra? Não se iguala, dentre vós, quem despendeu e combateu antes da conquista a quem despendeu e combateu após. Esses têm escalão mais elevado que os que despenderam e combateram após. E, a ambos, Allah promete a mais bela recompensa. E Allah, do que fazeis, é Conhecedor.” [al-Hadid 57:10]

Eles dão primazia aos Muhaajirin sobre os Ansaar, porque Allah diz (interpretação do significado):

“E os precursores primeiros, dentre os emigrantes, e os socorredores e os que os seguiram com benevolência, Allah Se agradará deles, e eles se agradarão dEle, e Ele lhes preparou Jardins, abaixo dos quais correm os rios; nesses, serão eternos, para todo o sempre. Esse é o magnífico triunfo.” [al-Tawbah 9:100.]

Assim, a ayah dá precedência aos Muhaajirin sobre os Ansaar. Eles acreditam que Allah disse a respeito do povo de Badr - que contaram trezentos e poucos - "Faça o que quiser, pois eu te perdoei", porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Talvez Allah olhou para as pessoas de Badr e disse: 'Faça o que quiser, pois eu o perdoei.' "(Narrado por al-Bukhari, 3007; Muslim, 2494 - a partir do hadith de 'Ali ibn Abi Taalib)

Eles acreditam que ninguém que deu o pacto de fidelidade (bay'ah) sob a árvore entrará Inferno, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse. Em vez disso Allah está satisfeito com eles e eles estão satisfeitos com Ele, e contaram mais de mil e quatrocentos. Allah diz (interpretação do significado):

“Com efeito, Allah agradou-Se dos crentes, quando, debaixo da árvore, com aperto de mão, comprometeram-se a segundar-te; então, Ele soube o que havia em seus corações e fez descer a serenidade sobre eles; e retribuiu-lhes uma vitória próxima.” [al-Fath 48:18]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "In sha Allah, ninguém dentre os companheiros da árvore, aqueles que deram o seu pacto de fidelidade debaixo da árvore, entrará Inferno." (Narrado por Muslim, 2496). Entre aqueles que prometeram lealdade debaixo da árvore foram Abu Bakr, 'Umar,' Uthmaan e 'Ali, que Allah esteja satisfeito com todos eles.

E eles (Ahl al-Sunnah) testemunham que aqueles entrarão no Paraíso, pois o Mensageiro de Allah deu testemunho de que eles entrariam, como os dez (a quem foram dadas as boas novas do Paraíso), e Thaabit ibn Qays ibn Shammaas, e outros entre os Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

"Abu Bakr estará no Paraíso, 'Umar estará no Paraíso,' Uthmaan estará no Paraíso, 'Ali estará no Paraíso, Talhah estará no Paraíso, al-Zubayr estará no Paraíso,' Abd al-Rahmaan ibn 'Awf estará no Paraíso, Saad estará no Paraíso, Sa'id estará no Paraíso e Abu Ubaydah ibn al-Jarraah estará no Paraíso" (Narrado por Abu Dawud, 4649;. al-Tirmidhi, 3747; classificado como sahih por al-Albani).

Eles afirmam que o que foi narrado em mutawaatir relata de 'Ali ibn Abi Taalib (que Allah esteja satisfeito com ele) e outros, que o melhor dentre esta ummah, após o seu Profeta, é Abu Bakr, em seguida,' Umar. Foi narrado que Muhammad ibn al-Hanafiyyah disse: "Eu disse ao meu pai ('Ali ibn Abi Taalib),' Qual das pessoas é a melhor após o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) '? ele disse: 'Abu Bakr.
Eu perguntei, 'Então, quem? "Ele disse:' 'Umar." Eu estava preocupado que ele diria' Uthmaan, então eu disse: 'Então é você? "Ele disse:' Eu sou apenas um homem entre os muçulmanos.'" (Narrado por al-Bukhari, 3671). Então, eles (Ahl al-Sunnah) listam 'Uthmaan como o terceiro e 'Ali como quarto, que Allah esteja satisfeito com eles.

Veja al-Waasitiyyah por Shaykh al-Islam Ibn Taymiyah, com comentários.

Em segundo lugar: é parte da crença de Ahl al-Sunnah que o mais merecedor das pessoas para suceder o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tenha sido Abu Bakr al-Siddiq (que Allah esteja satisfeito com ele) . A evidência para a liderança de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) é a seguinte:

1 - Foi narrado de Muhammad ibn Jubayr ibn Mut'im que seu pai disse: "Uma mulher veio ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e ele disse que ela voltasse mais tarde. Ela disse: 'E se eu voltar e não encontrá-lo?", como se ela estivesse se referindo à morte. Ele (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Se você não me encontrar, então vá até Abu Bakr." (Narrado por al-Bukhari, 3659).

2 - Foi narrado que Ibn Mas'ud disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: 'Tome como seus líderes quem vem depois de mim, Abu Bakr e' Umar '." (Narrado por al-Tirmidhi, 3805; classificado como sahih por al-Albani).

3 - Foi narrado que Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Enquanto eu estava de pé junto a um poço, retirando água dele, Abu Bakr e 'Umar vieram. Abu Bakr tomou o balde e puxou um ou dois baldes, mas havia alguma fraqueza em sua puxada. Que Allah lhe perdoe. Então, 'Umar bin Al-Khattab veio e o balde e se transformou em um balde muito grande em suas mãos. Eu nunca tinha visto uma pessoa tão poderosa quanto ele em fazer um trabalho tão duro; até que todas as pessoas beberam até se satisfazerem e deram de beber aos camelos que se ajoelharam ali.'" (Narrado por al-Bukhari, 3676).

Ibn Hajar disse em seu comentário sobre este hadith:

"Enquanto eu estava de pé junto a um poço", em um sonho. "Retirando água" significa, enchendo um balde com água. "Ele puxou um ou dois baldes (dhanuban aw dhanubayn)": dhanub refere-se a um grande balde quando ele está cheio de água. Parece-me que isto se refere às grandes conquistas que ocorreram durante o seu reinado (como khalifah), que contava três. Daí o hadith não se refere ao número de baldes no caso de 'Umar, ao invés disso ele descreve seu ato de tirar água como 'poderoso', referindo-se às muitas conquistas que ocorreriam durante o seu reinado como khalifah. E Allah sabe melhor.

Al-Shaafa'i mencionou a interpretação deste hadith em al-Umm, onde depois de citá-lo, ele disse: O significado da frase "mas havia alguma fraqueza em sua puxada" é que seu tempo de liderança foi curto por causa de sua morte prematura e o fato de que a guerra contra os apóstatas (ahl al-riddah) o impediu de alcançar o nível de conquistas alcançadas por 'Umar durante seu longo reinado como khalifah.

Com relação à frase "Que Allah o perdoe", al-Nawawi disse: Esta é uma du'aa por parte de quem está falando, ou seja, não pode haver outra interpretação. Outros disseram que era uma indicação de que a morte de Abu Bakr estava próxima. Um caso semelhante é visto na ayah em que Allah diz ao Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele):

“Então glorifica, com louvor, a teu Senhor e implora-Lhe perdão. Por certo, Ele é O Remissório” [al-Nasr 110: 3 - interpretação do significado]

Esta ayah foi uma indicação de que a morte do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava próxima. Eu digo: pode ser que era uma indicação de que o pequeno número de conquistas durante seu tempo não era culpa dele, porque a razão para isso foi a brevidade de seu governo, e o significado do perdão é para remover qualquer culpa dele.

"E o balde se tornou muito grande em suas mãos" significa que se tornou um enorme balde. "Eu nunca tinha visto uma pessoa tão poderosa quanto ele" significa que ele alcançou o limite.

4 - Foi narrado que Aisha disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) me disse quando ele estava doente, 'Chame Abu Bakr para mim, seu pai e seu irmão, de modo que eu possa ditar uma carta. Porque estou preocupado que alguém que é ambicioso diga que ele é mais adequado à posição de liderança, mas Allah e os crentes não aceitarão qualquer outra pessoa que não Abu Bakr.” (Narrado por Muslim, 2387).

5 - Durante a sua última enfermidade, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nomeou Abu Bakr al-Siddiq para liderar os muçulmanos na oração e ele não aceitou qualquer outra pessoa para tomar seu lugar. O fato de que ele foi nomeado para ocupar o seu lugar no caso de uma liderança menor (liderar as orações) indica que ele iria sucedê-lo em caso de grande liderança (como Imam ou khalifah).

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid