Todos os louvores são para Allah.
O crente é incentivado a fazer o wudhu corretamente . Este foi o comando do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que disse: “Fazei o wudhu corretamente, fazei a água chegar entre os dedos das mãos e dos pés e enxaguai bem o nariz, exceto quando estiverdes em jejum.” (Narrado por at-Tirmidhi, as-Sawm, 788; Abu Dawud, 142; classificado como sahih por al-Albani em Sahih Sunan at-Tirmidhi, 631)
Então ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ressaltou que deveríamos evitar enxaguar excessivamente a boca e o nariz durante o jejum , para que isso não levasse ao que é proibido, ou seja, água entrando na garganta durante o jejum.
Quanto a simplesmente enxaguar a boca durante o jejum, não há nada de errado com isso, desde que a água não entre na garganta da pessoa em jejum.
Disso, foi narrado por ‘Umar ibn al-Khattab um hadith sahih: “Eu beijei (minha esposa) enquanto estava jejuando . Eu disse: 'Ó Mensageiro de Allah, hoje eu fiz algo grave, beijei enquanto estava jejuando.' Ele perguntou: 'O que tu pensas sobre enxaguar a boca enquanto estás jejuando?' Eu respondi: 'Não há nada de errado com isso.' Ele disse: 'Então o que há de errado?'” (Narrado por Abu Dawud, as-Sawm, 2037; classificado como sahih por al-Albani em Sahih Sunan Abi Dawud, n° 2089)
O comentarista deste hadith disse sobre as palavras: 'O que tu pensas sobre enxaguar a boca enquanto estás jejuando?', este é um sinal de compreensão brilhante, pois enxaguar a boca não invalida o jejum e é o primeiro passo para beber.
E Allah sabe mais.