Domingo 21 Jumada Ath-Thani 1446 - 22 Dezembro 2024
Portuguese

Manter animais de estimação

14422

Data de publicação : 08-01-2021

Vistas : 7916

Pergunta

É haram manter um peixe como animal de estimação? E também ouvi dizer que o cachorro foi criado da sujeira tirada da área do umbigo onde Satã cuspiu em Adão (as)?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Não há nada de errado em manter animais para os quais não existem proibições islâmicas em mantê-los (assim como os cachorros e porcos). Existem relatos na Sunnah que indicam que alguns dos Sahabah mantinham animais com o propósito de agricultura ou por divertimento ou agrado.

Foi narrado de Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) que ele tinha um irmão jovem que tinha um nughar (um pequeno pássaro ou rouxinol). O pássaro morreu e o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) o viu parecendo triste e sofrendo, então ele (o Profeta) brincou com ele, e disse para ele palavras que demonstravam aprovação por ele manter este passarinho. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Ó Abu Umayr, o que aconteceu com o nughayr?”

E o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) nos disse que uma mulher entrou no Inferno por causa de um gato “o qual ela não alimentou e nem deixou que ele comesse dos vermes da terra”.O que pode ser entendido é que se ela o tivesse alimentado ela poderia ter escapado desta ameaça.

E foi dito que Abu Hurayrah era chamado assim por causa de um gato (hirr, diminutivo hurayrah) que costumava acompanhá-lo.

Então, manter animais permitidos, contanto que você não os negligencie, é algo permitido e pode até ser um dos meios de ganhar uma recompensa, assim como o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) disse:“Em cada ser vivo existe recompensa.” Mas se você mantiver animais e os negligenciar e abusar deles, isto pode se tornar um meio que o levará ao Inferno, como indica o hadith sobre a mulher que negligenciava seu gato até que ele morreu. 

Nós gostaríamos também de apontar que o Islam precedeu ambas as organizações ocidentais e orientais em proclamar os direitos das mulheres, dos animais, dos trabalhadores, dos empregados e por aí adiante. Na verdade, o maior dos direitos proclamados foi o direito de Allah sobre Sua criação e os direitos das pessoas sobre Allah.

Nós gostaríamos também de apontar que o cuidado e preocupação para com os seres humanos deve prevalecer sobre o cuidado para com os animais, e que a recompensa por isto é maior.[O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) disse:] “Afastem-se do Fogo até mesmo com meia tâmara [isto é, dando meia tâmara em caridade]” e “Eu e aquele que mantiver um órfão estaremos assim como estes dois no Paraíso” – e ele fez um gesto com seu dedo indicador e o médio.E existem outros ahadith similares do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele).

Baseado nisto, não há nada de errado em manter um peixe como você mencionou em sua pergunta, contanto que você tome conta dele alimentando-o e evitando qualquer coisa que possa causar sua morte. E Allah sabe melhor.

Quanto à criação dos cães, Allah os criou como Ele criou todos os outros animais; não é permitido alegar que os cães foram criados de qualquer substância específica sem ter evidência para isso. Allah diz (interpretação do significado):

“E não testemunhamos senão do que sabemos” [Yusuf 12:81]

Em relação a Iblis, Allah ordenou-o a prostrar-se perante Adão e ele se recusou e foi arrogante, então o que ele fez foi tentar Adão a comer da árvore, da qual ele havia sido proibido de comer. Não havia nenhum tipo de sujeira, e Allah sabe melhor. Eu não sei nada do argumento que você mencionou.

Um aspeto da orientação do Alcorão é que este menciona o conhecimento que o muçulmano necessita neste mundo e no próximo; no que diz respeito ao conhecimento para o qual não há necessidade, o Alcorão não o menciona, afim de ensinar os muçulmanos a se concentrarem em conhecimento benéfico e ignorar tudo o resto. Por exemplo, o texto do Alcorão não menciona a cor do cachorro que pertencia ao Povo da Caverna, ou o tipo de madeira a partir do qual o navio (arca) de Nuh foi construído, e outros assuntos que são irrelevantes e não produzem conhecimento benéfico ou crença. Talvez falar da substância a partir da qual os cães foram criados tem a mesma posição que estes detalhes.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid