Todos os louvores são para Allah.
A questão da remoção de impurezas nas roupas é uma das questões sobre as quais existe uma conhecida divergência de opinião entre os estudiosos.
A maioria dos estudiosos é da opinião de que se for encontrada impureza numa roupa ou sapato, então esta só poderá ser purificada removendo a impureza com água.
Os Hanafis (que Allah tenha misericórdia deles) são da opinião de que qualquer método usado para remover a impureza será suficiente. O Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) e vários de nossos estudiosos contemporâneos concordaram com eles, e essa é a visão correta.
Foi narrado por uma concubina de Ibrahim ibn ‘Abd Ar-Rahman ibn ‘Awf (que Allah tenha misericórdia dele), que ela falou a Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela), a esposa do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): Eu sou uma mulher cujas roupas se arrastam e posso andar por um lugar sujo. Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquilo que vem depois a purifica” Narrado por At-Tirmidhi (143), Abu Dawud (383) e Ibn Majah (531). O Hadith foi classificado como autêntico por Shaikh Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi.
Abu Sa’id Al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando um de vós vier à mesquita, observe e se vir qualquer sujeira ou imundície em seus sapatos, que a limpe (remova) e reze usando-os.” Narrado por Abu Dawud (650); classificado como sahih por Al-Albani em Sahih Abu Dawud.
Nestes dois Ahaadith, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) instruiu as pessoas a removerem as impurezas por outros meios que não a água.
Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“A Sunnah recomenda o uso de água, através das palavras do Profeta a Asma: ‘Raspa, depois esfrega e, em seguida, lava com água.’ Narrado por Al-Bukhari e Muslim; e suas palavras a respeito das vasilhas dos Magos: ‘Esfrega-as e, depois, lava-as com água’” – Narrado por At-Tirmidhi, Abu Dawud e Ibn Majah com um Isnad (cadeia de transmissão) autêntico.
Isto se aplica às vasilhas do Povo do Livro, não aos Magos – E o que ele disse no Hadith sobre o beduíno que urinou na mesquita: “Despeje um balde de água sobre sua urina”. (Al-Bukhari e Muslim). Assim, ele recomendou a remoção da impureza com água em casos específicos, mas não emitiu instruções gerais para remover todas as impurezas com água.
Em alguns casos, ele deu permissão para removê-la com algo diferente de água, como o seguinte:
- Limpar-se com pedrinhas depois de fazer as necessidades.
- Suas palavras a respeito dos sapatos: “Então esfrega-os no pó, pois o pó é um meio de purificação para eles”. (Narrado por Abu Dawud e classificado como autêntico por Al-Albani).
- Suas palavras a respeito da bainha de uma roupa arrastando (no chão): “O que vem depois disso a purifica”.
- Os cães costumavam ir e vir urinar na mesquita do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), porém eles não lavavam aquilo. (Narrado por Al Bukhari).
- O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, sobre os gatos: “Eles estão entre aqueles que andam entre vós.” (Narrado por At-Tirmidhi, Abu Dawud, An-Nasai e Ibn Majah com um Isnad autêntico). Embora os gatos geralmente comam ratos e não houvesse riachos onde beberiam para limpar a boca com água; por outro lado, a purificação é sua saliva.
- O vinho que vira vinagre por si só se torna puro, segundo o consenso dos muçulmanos.
Sendo esse o caso, a visão mais correta sobre esta questão é que se a impureza for removida por qualquer meio, a regra sobre ela deixa de vigorar. Se a regra for confirmada por uma razão, ela não será mais aplicável quando essa razão deixar de existir. Mas, não é permitido usar alimentos e bebidas para remover impurezas desnecessariamente, porque isso é um desperdício de dinheiro. Da mesma forma, não é permitido usá-los para se limpar depois de fazer suas necessidades.
Aqueles que dizem que isto só pode ser removido com água incluem alguns que dizem que este é um ato de adoração. Mas esse não é o caso. O Legislador (Allah) proibiu o uso de água em casos específicos quando nada mais serviria, porque usar bebidas das quais os muçulmanos possam se beneficiar as estragaria, e remover a impureza com itens sólidos não é possível, como remover a impureza lavando uma roupa ou uma vasilha ou o chão com água, porque sabe-se que se houver água de rosas, vinagre e similares não há permissão para estragá-los, então que tal se não os tiverem?
Alguns disseram que a água tem uma suavidade que outros líquidos não têm, portanto, outros líquidos não conseguem atingir os mesmos resultados. Mas esse não é o caso; pelo contrário, vinagre, água de rosas e outros líquidos podem remover impurezas em recipientes asism como a água, e podem ser mais eficazes." (Majmu’ Al-Fatawa 21/474-476)
Do exposto, fica claro que se a mulher que tiver alguma impureza na bainha de sua roupa andar sobre o chão, ou asfalto, ou em uma rua, ou calçada que remova o cheiro dessa impureza, de modo que nenhum vestígio dela permaneça, então sua vestimenta é purificada através disso, e ela não precisa usar água para removê-la.
E Allah sabe mais.