Todos os louvores são para Allah.
As mensagens que as pessoas enviam em ocasiões especiais são de dois tipos:
-1-
As que as pessoas enviam nos Eids e ocasiões em que é Islamicamente indicado cumprimentar uns aos outros ou as que são enviadas com o intuito de lembrar as pessoas de praticarem atos de adoração que têm a ver com o momento em que são enviadas, tal como enviar mensagens para lembrar as pessoas a rezarem o qiyaam durante o Ramadan ou ler o Alcorão durante este mês, ou lembretes para jejuar alguns dias de virtude especial e similares. Não há nada de errado com este tipo propriamente, mas deve-se tomar cuidado para certificar-se de que a mensagem é boa e não contém nada que seja contrário à shari’ah.
-2-
As que são enviadas nos festivais inovados e ocasiões que não são indicadas no Islam, tais como as mensagens enviadas com cumprimentos na ocasião do aniversário do Profeta (al-Mawlid an-Nabawi) ou a noite do al-Isra’ wa’l-Miraaj (A viagem noturna e a ascensão do Profeta aos céus), ou Dia dos Namorados, ou Sham al-Nasim (um festival de primavera tradicional), ou o Ano Novo Gregoriano, e assim por diante. Este tipo não é permitido, porque é um cumprimento por um festival religioso inovado ou um dos festivais dos kuffaar no qual os Muçulmanos os imitam. Ambos são proibidos e não é permitido oferecer cumprimentos nestas ocasiões ou cooperar em espalhar tais cumprimentos.
Muslim (4831) narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que convida para a verdadeira orientação terá uma recompensa igual às recompensas daqueles que o seguiram sem que isso diminua nem um pouco das recompensas deles, e aquele que convida para o desvio terá um fardo de pecado igual àqueles que o seguiram, sem que isso diminua nem um pouco dos pecados deles.”
Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Aquele que convida para a verdadeira orientação terá uma recompensa como aqueles que o seguiram e o que convida para o desvio terá uma carga de pecado igual à daqueles que o seguiram, independentemente de ser orientação ou desvio, quer tenha sido ele que iniciou ou se seguiu outra pessoa, quer isso tenha a ver com ensinar o conhecimento ou atos de adoração ou assuntos de etiqueta ou qualquer outra coisa. Fim de citação.
Sharh al-Nawawi ‘ala Muslim, 16/227
Discutimos anteriormente o parecer sobre celebrar festivais inovados na resposta à questão nº 10070. Consulte também as respostas às questões nº 70317 e 125690.
E Allah sabe melhor.