Quinta-feira 6 Jumada Al-Awwal 1446 - 7 Novembro 2024
Portuguese

Um muçulmano precisa de permissão para entrar em sua casa?

Pergunta

É permitido entrar na casa sem pedir permissão, mesmo que seja um dos moradores da casa? Por favor, forneça evidências do Alcorão ou da Sunnah.

Resumo da Resposta

• Allah instruiu os crentes a não entrarem em casas que não sejam as suas até que tenham solicitado permissão antes de entrar. • Um homem muçulmano tem o direito de entrar na sua casa mesmo sem pedir permissão para entrar. • Parte da etiqueta perfeita e do tratamento gentil é que o homem peça permissão antes de entrar no quarto onde sua esposa está, para não vê-la desgrenhada, ou usando roupas surradas usadas para fazer tarefas domésticas, ou situações semelhantes em que ela não gostaria que ele a visse. • Se houver outra de suas Mahrams em sua casa além de sua esposa, como sua mãe, filha ou irmã, então a visão acadêmica correta é que ele deve pedir permissão antes de entrar.

Todos os louvores são para Allah.

A importância no Islam de obter permissão para entrar na casa de alguém

Allah, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Não entreis em casas outras que as vossas, até que peçais permissão e cumprimenteis seus habitantes. Isso vos é melhor, e Allah assim determinou, para meditardes.” [An-Nur 24:27]

Allah instruiu os crentes a não entrarem em casas que não sejam as suas até que tenham solicitado permissão antes de entrar. A Sunnah com relação à intenção de entrar é pedir permissão e cumprimentar com Salam antes de entrar.

Rib’i ibn Hirash (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Um homem da tribo de Banu ‘Amir nos disse que pediu permissão para entrar em uma casa onde estava o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele perguntou: Posso entrar? O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse ao seu servo: “Vá até este homem e ensine-o como pedir permissão para entrar. Diga a ele para dizer: As-salamu ‘Alaikum, posso entrar?” O homem ouviu-o e disse: ‘As-salamu ‘Alaikum, posso entrar?’ O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu-lhe permissão e ele entrou. (Narrado por Abu Dawud, 5177. Al-Albani classificou-o como autêntico em Sahih Abu Dawud)

Al-’Azimabadi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em ‘Awn Al-Ma’bud:

“Isso indica que a Sunnah deve combinar a saudação do Salam com o pedido de permissão, e que se deve começar com o Salam.”

Um muçulmano precisa de permissão para entrar em sua casa?

O que pode ser entendido do versículo citado acima é que um homem tem o direito de entrar em sua própria casa sem pedir permissão para entrar.

Ibn Jizzi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Este versículo ordena buscar permissão quando quiser entrar em uma casa que não seja a sua. Isso inclui as casas de parentes e outras pessoas." (At-Tashil pág. 1230)

O sentido geral desta permissão se aplica enquanto não houver ninguém na casa, exceto sua esposa ou concubina, porque o marido ou senhor pode olhar para qualquer parte delas, mesmo que estejam totalmente nuas. Pedir permissão para entrar só é ordenado para proteger o olhar, para que o olhar de uma pessoa não recaia sobre nada que possa perturbá-la ou qualquer ‘Awrah (partes do corpo que devem ser cobertas) para as quais não se deva olhar.

Al-Bukhari (6241) e Muslim (2156) narraram que Sahl ibn Sa’d (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Buscar permissão é apenas recomendado em razão do olhar.”

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Isso foi citado como prova de que uma pessoa não precisa de permissão para entrar em sua própria casa, porque o motivo pelo qual foi solicitado o pedido de permissão não se aplica neste caso. Sim, se for possível que surja um novo motivo pelo qual ele precise solicitar permissão para entrar, então, nesse caso, isso lhe será prescrito.”

Um homem deve pedir permissão à sua esposa para entrar na casa?

Parte da etiqueta perfeita e do tratamento gentil é que o homem peça permissão antes de entrar no quarto onde sua esposa está, para não vê-la desgrenhada, ou usando roupas surradas, usadas para fazer tarefas domésticas, ou situações semelhantes em que ela não gostaria que ele a visse. Por isso, mais de um estudioso disse que é recomendado que um homem peça permissão à sua esposa antes de entrar em sua própria casa.

Ibn Jurayj (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Eu disse a ‘Ata’: Um homem deveria pedir permissão à sua esposa para entrar na casa? Ele respondeu que não.

Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Isso deve ser entendido no sentido de que não é obrigatório, mas é mais apropriado que ele a avise quando estiver entrando e não a assuste, por causa da possibilidade de que ela esteja em um estado em que não queira que ele a veja.

Zainab (que Allah esteja satisfeito com ela), a esposa de Abdullah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele), disse: ‘Quando ‘Abdullah voltava de uma missão e chegava à porta, ele limpava a garganta e cuspia, assim ele não chegava de repente e nos via num estado que pudesse perturbá-lo.’ Sua cadeia de narradores é autêntica.

Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) disse: ‘Quando um homem entra em sua casa, é recomendado que ele limpe a garganta e faça barulho com os sapatos.’

Portanto, é narrado em um Hadith autêntico que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu os homens de voltarem à noite e entrarem em suas casas inesperadamente devido a suspeitas, a fim de verificar se sua família está fazendo algo errado." (Tafsir Ibn Kathir 6/39-40)

Quando um muçulmano deve pedir permissão para entrar em sua casa?

Se houver outra de suas Mahrams em sua casa além de sua esposa, como sua mãe, filha ou irmã, então a visão acadêmica correta é que ele deveria pedir permissão antes de entrar .

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“A partir disso pode-se entender que é prescrito que ele peça permissão para entrar em uma casa onde esteja alguém, até mesmo seus Mahrams, caso não estejam devidamente cobertos. Al-Bukhari narrou em Al-Adab Al-Mufrad [foi classificado como autêntico por Al-Albani (812)] de Nafi’ (que Allah tenha misericórdia dele) que quando um dos filhos de Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) atingiu a puberdade, ele não entrava no quarto onde estava, exceto sob permissão. Ele também narrou via ‘Alqamah [Al-Albani classificou-o como autêntico (813)]: Um homem veio a Ibn Mas’ud e disse: ‘Devo pedir permissão para entrar no quarto onde minha mãe está?’ Ele respondeu: ‘Tu não queres vê-la em todas as situações’. E ele narrou via Muslim ibn Nudhair [Al-Albani classificou seu Isnad (cadeia de narradores) como bom (814)]: Um homem perguntou a Hudhaifah (que Allah esteja satisfeito com ele): ‘Devo pedir permissão para entrar na sala onde minha mãe está?’ Ele respondeu: ‘Se tu não pedires permissão a ela, tu poderás ver algo que te perturba’. E ele narrou via Mussa ibn Talhah [Al-Albani classificou seu Isnad como autêntico (815)]: ‘Meu pai entrou em uma sala onde minha mãe estava, e eu o segui, mas ele me empurrou no peito e disse: tu estás entrando sem permissão?’ E ele narrou via ‘Ata’: ‘Perguntei a Ibn ‘Abbas: Devo pedir permissão para entrar na sala onde está minha irmã?’ Ele respondeu que sim. Eu disse: ‘ela mora comigo’. Ele disse: ‘Tu queres vê-la nua?’ Os Isnads de todos esses relatos são autênticos.”

Shaikh Muhammad Al-Amin Ash-Shinqiti (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Você deve entender que a visão mais correta da qual ninguém deve se afastar é que um homem deve pedir permissão para entrar em um quarto ou casa onde sua mãe, sua irmã ou seus filhos e filhas adultos estão, porque se ele entrar onde estão qualquer um destes mencionados, sem pedir permissão, ele pode ver a ‘Awrah deles, e isso não é permitido para ele.”

Shaikh Al-Amin (que Allah tenha misericórdia dele) também citou o relato citado acima de Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele), então disse:

“Estes relatos destes Companheiros apoiam o que mencionamos sobre pedir permissão antes de entrar em locais onde estão aqueles que mencionamos. Pode ser entendido a partir do Hadith autêntico: ‘Buscar permissão só é obrigatório por causa do olhar’ que se o olhar recair sobre a ‘Awrah daqueles mencionados, isso não é permitido, como você pode perceber… Então, ele também citou palavras de Ibn Kathir para apoiar o que ele disse, alguns desses trechos foram citados acima.” (Ver Adwa’ Al-Bayan, 5/500-502)

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A