Quinta-feira 6 Jumada Al-Awwal 1446 - 7 Novembro 2024
Portuguese

Parecer sobre ensinar o Alcorão a não muçulmanos

Pergunta

Minha pergunta é que eu tenho uma amiga próxima, que pretende se converter depois de terminar seus estudos, ela é muito interessada no Islam, e tenho ensinado a ela versículos como a Al-Fatiha e Ayat Al-Kursi de cor, e ela os memorizou de bom grado, isso é permitido embora no momento ela ainda não seja muçulmana?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Não há nada de errado em ensinar o Alcorão a um não muçulmano se existe a possibilidade de que ele se tornará muçulmano e se beneficiará deste ensinamento.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele), disse:

Nossos companheiros disseram: O kaafir não deve ser impedido de ouvir o Alcorão, mas ele deve ser impedido de tocar no Mushaf. Mas é permitido ensinar-lhe o Alcorão? Depende. Se não há esperança de que ele se tornará muçulmano, isso não é permissível, mas se houver a esperança de que ele se tornará muçulmano, isso é permitido de acordo com a opinião mais sólida; essa era a opinião definitiva do al-Qaadi Husain e era considerada mais correta por al-Baghawi e outros. Fim da citação.

Al-Majmu’, 2/85

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Esta é uma questão sobre a qual a geração predecessora diferiu. Maalik não permitiu ensinar o Alcorão a um kaafir; Abu Hanifah deu uma concessão permitindo isso; e a opinião de al-Shaafa'i diferiu. O que parece ser a opinião correta é que deve haver uma diferenciação entre aquele que espera se tornar muçulmano e há certeza de que ele não está aprendendo para criticá-lo, e aquele que está certo de que não terá nenhum impacto positivo sobre ele ou é provável que isso lhe permita atacar o Islam. E Allah sabe melhor. Uma diferenciação também deve ser feita entre ensinar um pouco ou muito disso. Fim da citação.

Fath al-Baari, 6/107

Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E, se um dos idólatras (mushrikun, pagãos, incrédulos na Unicidade de Allah) te pede defesa, defende-o, até que ouça as palavras de Allah (o Alcorão); em seguida, faze-o chegar a seu lugar seguro. Isso, porque são um povo que não sabe.”

[al-Tawbah 9:6].

Al-Shawkaani (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

O que se quer dizer é que, se qualquer um dos mushrikin, a quem você é ordenado combater, buscar sua proteção, então lhe dê proteção, isto é, proteja-o e mantenha-o seguro para que ele possa ouvir a Palavra de Allah e ponderar adequadamente sobre a verdade para a qual você o está chamando. Em seguida, escolte-o para um lugar de segurança, ou seja, um lugar onde ele estará seguro depois de ouvir a palavra de Allah se ele não se tornar muçulmano. Fim da citação.

Fath al-Qadir, 2/491.

Em segundo lugar:

O Islam não aprova a relação e reuniões entre um jovem e uma garota que estão fora do âmbito do casamento, então você deve se arrepender a Allah do que está fazendo. Se você tem esperança de que esta garota se tornará muçulmana, então nosso conselho para você é que se casem para que possa ajudá-la a tornar-se muçulmana, e uma recompensa como a dela também será escrita para você.

Rogamos Allah que te ajude e guie.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A