Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Formato do takbir nos dois Eids

Pergunta

Na oração do Eid, no Eid al-Adha, eu ouço as pessoas repetindo o Takbir (ou seja, "Allah Akbar" em árabe) as seguintes frases:

(Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, laa ilaaha ill-Allah, Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, wa Lillaahi'l-hamd. Allah akbar kabira, walamdulillaah kathira, wasubhan Allahi bukratan waasila, Laa ilaaha ill-Allah wahdahu cumpriu sua promessa wa nasara 'abdah wa a'az jundah wa hazama al-ahzaaba wahdah Laa ilaaha ill-Allah wa la na'budu ila Iyah mukhlisina lahu 'l-dina wa law kariha'l-kaafirun). Eles repetem isso depois de cada oração (das 5 orações diárias), isso é verdade? Se estiver errado, quais são as frases corretas a serem repetidas?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

No que diz respeito ao formato de takbir: “Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar laa ilaaha ill-Allah, wa Allahu akbar, Allah akbar, wa Lillaah il-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há deus senão Allah, Allah é o Maior, Allah é o Maior, e todos os louvores são para),” é comprovado de Ibn Mas'ud (que Allah esteja satisfeito com ele) e outros das primeiras gerações, não importando se o primeiro takbir é dito duas ou três vezes.

Veja al-Musannaf por Abu Shaibah, 2 / 165-168; Irwa al-Ghalil, 3/125

No que diz respeito ao formato do takbir, "Allahu akbaru kabira wa alhamdu Lillaahi kathira wa subhaan Allahi bukratan wa asila... (Allah é o Maior, muitos são os louvores para Allah e a glória é para Allah no início e no final do dia...)", Imam al-Shafa'i (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Se ele acrescentar a isso e disser: “Allahu akbaru kabira wa alhamdu Lillaahi kathira wa subhaan Allahi bukratan wa asila, Allahu akbar wa la na'budu illa Allah mukhlisina lahu ad-dina wa law kariha al-kaafirun, la ilaaha ill-Allah wahdah , sadaqa wa'dah wa nasara 'abdah wa hazama al-ahzaaba wahdah, laa ilaaha ill-Allah wa allahu akbar (Allah é o Maior, muitos são os louvores para Allah e a glória é para Allah no início e no final do dia, Allah é o Maior e não adoramos a ninguém senão a Allah, e dedicamos nossa adoração puramente a Ele [único], por mais que os incrédulos odeiem isso. Não há deus senão Allah; Ele cumpriu Sua promessa e concedeu a vitória a Seu servo e derrotou o Confederados sozinho. Não há deus senão Allah e Allah é o Maior)”, então ele fez bem. Fim da citação.

Al-Umm, 1/241

Abu Ishaaq al-Shiraazi disse em al-Muhadhdhab (1/121):

Porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse isto no topo de as-Safa. Fim da citação.

O assunto é amplo no escopo, porque a ordem é dizer o takbir de forma geral, e o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não destacou nenhum formato particular de takbiraat. Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E para que magnifiqueis a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos.”

[al-Baqarah 2:185].

Então, pode-se seguir a Sunnah dizendo qualquer formato.

Al-San'aani (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Em al-Sharh há muitos formatos narrados a partir de um número de imames, o que indica que o assunto é amplo em escopo e a formulação geral do versículo indica isso. Fim da citação.

Subul al-Salaam, 2/72

Ibn Habib disse: O mais querido para mim é dizer: Allahu akbar, Allahu akbar, la ilaaha ill-Allah wa Allahu akbar, wa Lillahi al-hamd 'ala ma hadaana, Allahumma aj'alna laka min al-shaakirin (Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há deus senão Allah e Allah é o Maior; todos os louvores são para Allah por ter nos guiado; Ó Allah, faça-nos dentre aqueles que dão graças a Ti).

O formato preferido por Yazid era: "Allahu akbaru kabira wa alhamdu Lillaahi kathira wa subhaan Allahi bukratan wa asila, wa la hawla wa la quwwata illa Billaah (Allah é o Maior, muitos são os louvores para Allah e a glória é para Allah no início e no final do dia, e não há poder nem força exceto por Allah.” E ele disse: !O que quer que tu adiciones ou subtraias, ou o que quer que tu digas, não há nada errado com isso.! Fim da citação.

‘Aqd al-Jawaahir al-Thaminah, 3/242

Sahnun disse: Eu disse a Ibn al-Qaasim: “Maalik mencionou algum takbir em particular a ti?” Ele disse: “Não.” Ele disse: “Maalik não disse nada específico sobre esses assuntos.” Fim da citação.

Al-Mudawwanah, 1/245

Imam Ahmad disse: É amplo no escopo. Ibn al-'Arabi disse: Nossos sábios apoiaram a visão de que takbir é de âmbito geral, que é o aparente significado apresentado no Alcorão, e estou inclinado a favorecer essa visão.

al-Jaami 'li Ahkaam al-Qur'an, 2/307

Formas do takbir para os dois Eids que são provados do salaf:

“Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar wa Lillahi al-hamd, Allahu akbar wa ajall, Allahu akbar 'ala ma hadaana (Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior O Exaltadíssimo, Allah é o Maior, como Ele nos guiou)”.

Narrado por al-Baihaqi, 3/315, de Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele); classificado como sahih por al-Albaani em Irwa' al-Ghalil, 3/126

Ibn Hajar disse: Com relação ao formato do takbir, o mais sahih que foi narrado sobre isso é o que foi narrado por 'Abd al-Razzaq com um isnaad sahih de Salmaan que disse: “Proclama a grandeza de Allah: Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbaru kabiran.”

Fath al-Baari, 2/462

Aderindo ao que foi narrado dos Sahabah sobre o que é mais apropriado.

E Allah sabe melhor.

Veja também a resposta à pergunta n° 36442.

A Fonte: Islam Q&A

Resposta relacionadas