Todos os louvores são para Allah.
Se um homem compra uma casa e concorda com o vendedor que ele não entregará o valor até que o vendedor desocupe a casa, essa condição é permitida e não há nada de errado com ela.
Com relação ao zakat sobre essa quantia de dinheiro que o comprador ainda está de posse, o comprador deve pagar o zakat sobre ele, porque o dinheiro ainda está em sua posse, e ele tem controle total e é capaz de dispor dele da maneira que desejar.
O vendedor não tem direito a esse dinheiro específico; ao contrário, o comprador lhe deve esse dinheiro condicionalmente.
Os sábios afirmaram que uma das condições para o zakat ser obrigatório é ter posse total do nisaab [limite mínimo de riqueza sobre o qual incide o zakat].
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: O que se entende por posse plena é controle total, o que significa que a riqueza não está sujeita à possibilidade de não ser adquirida. Se houver a possibilidade de não conseguir adquiri-la, não incidirá zakat.
Eles deram como exemplo o aluguel de uma casa antes do final do prazo do contrato; existe a possibilidade do proprietário não a reaver, porque é possível que a casa entre em colapso; nesse caso, o contrato de locação é nulo e sem efeito. Fim da citação de ash-Sharh al-Mumti’ (6/17).
Assim, o comprador tem total posse do dinheiro (com o qual ele pretende comprar o apartamento) e, portanto, deve pagar o zakat sobre este valor.
E Allah sabe melhor.