Todos os louvores são para Allah.
Não há nada de errado em dar aos animais nomes apropriados. Al-Bukhari (2872) narrou que Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) teve uma camela e ele a chamou al-‘Adba’, que jamais foi vencida em uma corrida.
Al-Bukhari (2627) e Muslim (2307) narraram que Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Houve uma perturbação em Madinah, e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tomou emprestado um cavalo que pertencia a Abu Talhah, que era chamado de al-Mandub, e montou-o. Ele disse: "Nós não vimos nenhuma causa para o pânico, e nós o achamos (o cavalo) muito veloz.”
Al-Baghawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Isto mostra que é permitido nomear animais; era costume dos árabes dar nomes aos animais e armas, por meio dos quais seriam conhecidos se fossem procurá-los, além dos nomes comuns (substantivos). Fim de citação de Sharh as-Sunnah, 8/222.
Al-Bukhari deu a este capítulo o título: Capítulo sobre nomear cavalos e burros.
Então ele narrou um número de ahadith a respeito disso, como o hadith que diz que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele) tinha um cavalo que foi chamado al-Lahif (2855), e ele tinha um jumento que era chamado 'Ufayr (2865).
Al-Muhallab disse: O fiqh relativo a este assunto é que é permitido dar outros nomes a animais que não sejam aqueles com os quais normalmente são chamados.
Fim de citação de Sharh Sahih al-Bukhari, 5/60 .
Abu'd-Darda' tinha um camelo chamado Damun. Narrado por Ibn al-Mubaarak em az-Zuhd, 1173.
Abu Qataadah tinha um cavalo chamado al-Jaraadah. Narrado por al-Bukhaari, 2854.
Al-Manaawi disse, depois de mencionar alguns dos relatos que foram narrados sobre este assunto:
Isso mostra que é aceitável na shari'ah dar nomes a cavalos, mulas, burros e outros animais pelos quais eles possam ser nomeados para além dos outros.
Fim de citação de Fayd al-Qadir, 5/220
Consulte: Zaad al-Ma'aad, 1 / 132-134; al-Mawsu'ah al-Fiqhiyyah, 11/338.
E Allah sabe melhor.