Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Parecer sobre congratular pelo Eid antes dele iniciar

Pergunta

Qual é o parecer sobre congratular pelo Eid um ou dois dias antes de começar?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Congratular pelo Eid é algo que é permitido; que foi narrado por alguns Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles).

Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Ibn 'Aqil citou alguns ahadith sobre congratulações pelo Eid, incluindo o relato que Muhammad ibn Ziyaad relatou: “Eu estava com Abu Umaamah al-Baahili e alguns outros companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele); quando retornávamos do Eid (oração), dizíamos uns aos outros: Que Allah aceite de nós e de vós (taqabal Allah mina wa minkum).” Ahmad disse: O isnaad do hadith de Abu Umaamah é um isnaad jayyid (boa corrente de transmissão).

Fim da citação de al-Mughni (2/130)

O que parece ser o caso das ações dos Sahaabah e o que foi narrado a partir deles é que congratular pelo Eid deve ser feito após a oração do Eid. Portanto, se uma pessoa se limita a isso, é bom, pois segue o exemplo dos Companheiros do Profeta (que que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Mas se a pessoa congratular antes disso, para ser a primeira a dar essa saudação a seu amigo, parece que não há nada de errado, porque congratular pelo Eid vem sob o título “dos costumes e tradições”, e esses assuntos são amplos no escopo e devem ser referidos aos costumes predominantes entre as pessoas.

Ash-Shirwaani ash-Shaafa'i (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Com suas palavras, pode-se entender que a respeito do dia do Eid, não é necessário congratular as pessoas durante os dias de Tashriq ou após o dia do Eid al-Fitr; ao contrário, tornou-se habitual entre as pessoas congratular nesses dias, e não há razão para não fazê-lo, porque o objetivo por trás disso é criar sentimentos de amizade e expressar alegria. Também pode ser entendido, a partir de sua menção, que no dia de Eid, o período para congratular começa no fajr, não na noite anterior, embora existam outras opiniões, como mencionado em alguns comentários. Pode-se dizer que não há nada de errado em fazê-lo, se esse é o costume, por causa do que foi explicado sobre os objetivos por trás disso, a saber: criar laços de amizade e expressar alegria. Isso é apoiado pelo fato de ser recomendado dizer o takbir na noite anterior ao Eid.

Fim da citação de Hawaashi ash-Shirwaani ‘ala Tuhfat al-Muhtaaj (2/57)

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A