Sexta-feira 13 Shawwal 1441 - 5 Junho 2020
Portuguese

Parecer sobre o uso de cosméticos

Pergunta

É permitido que as mulheres usem maquiagem, mesmo que não contenham ingredientes derivados de animais ou álcool?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Shaikh Muhammad al-Saalih ibn ‘Uthaimin disse:

Tornar-se bonita para o marido é uma das coisas que uma mulher deve fazer. Quanto mais bonita a mulher se mostra ao marido, mais ele a amará e isto aumentará a harmonia entre eles. Esse é um dos objetivos da shari’ah. Portanto, se a maquiagem a faz parecer mais bonita e não a prejudica, não há nada de errado nisso.

Entretanto, ouvi dizer que a maquiagem pode danificar a pele do rosto e alterá-la de uma maneira que a torna feia e a envelhece prematuramente. Espero que as mulheres perguntem a seus médicos sobre isso e, se for comprovado, usar maquiagem será considerado haraam ou makruh, pelo menos, porque tudo o que causa deformidade ou torna uma pessoa feia é haraam ou makruh.

Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para discutir o esmalte, que forma uma camada nas unhas. Não é permitido usar isso se uma mulher está rezando, porque impede que a água atinja as unhas ao fazer wudu' ou ghusl, e não é permitido usar qualquer coisa que impeça que a água atinja a pele ou unhas ao fazer wudu' ou ghusl. Allah diz (interpretação do significado):

"Lavai as faces e as mãos (antebraços) até os cotovelos..." [al-Maa'idah 5: 6]

Portanto, se uma mulher usa um esmalte que impeça que a água alcance as unhas, ela não está realmente lavando as mãos, o que significa que ela omitiu uma das partes obrigatórias do wudu' ou ghusl. Mas se ela não está rezando, não há nada de errado em usá-lo, a menos que essa ação seja uma das características particulares da mulher kaafira (incrédula), caso em que não é permitido porque envolve imitá-las.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Fataawa al-Mar'ah al-Muslimah, 1/474

Enviar comentário