Todos os louvores são para Allah.
Foi narrado que ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Não há oração quando a comida está pronta ou quando alguém está tentando impedir qualquer uma das duas coisas que quebram o wudhu (isto é, urinar e defecar).” Narrado por Muslim, 560.
Shaikh Muhammad as-Saalih al-’Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:
Se o jantar estiver pronto e uma pessoa quiser comer, ela deve começar com a refeição, mesmo que o tempo de oração esteja acabando?
Ele respondeu:
Esta é uma área em que os estudiosos divergem. Alguns deles disseram que a oração deve ser adiada se sua mente for distraída por pensamentos sobre comida e bebida, etc que estão esperando, mesmo que o tempo de oração termine.
Mas, a maioria dos estudiosos afirma que a comida pronta não é uma desculpa para atrasar a oração, ao contrário, isso se aplica quando a comida está pronta e a oração está prestes a ser feita em congregação, ou seja, um homem é dispensado de rezar em congregação quando há comida pronta que ele queira comer. Portanto, ele deve comer e depois ir à mesquita, e se ele chegar a tempo de acompanhar a congregação, tudo bem, caso contrário, não há culpa nele.
Porém, isso não deve se tornar um hábito: sua comida sendo preparada apenas na hora da oração, porque isso significa que a pessoa está determinada a não rezar em congregação. Mas, se isso acontecer por coincidência, então ela estará desculpada por não rezar em congregação, e pode comer até ficar satisfeita, pois se comer apenas um ou dois bocados poderá ficar ainda mais faminta pela comida.
Isso é diferente da situação de um homem que está morrendo de fome, quando encontra comida haraam, como carne morta. Devemos dizer que, se você não encontrar nada além de carne morta e temer a morte ou algum dano, então coma da carne morta até ficar satisfeito, ou deveríamos dizer para comer apenas o necessário? Dizemos a ele, coma apenas o necessário e, se dois bocados forem suficientes, não coma um terceiro.
Esta regra sobre o jantar pode ser aplicada a outras coisas que perturbam alguém, como a necessidade de urinar, defecar ou expelir gases?
A resposta é sim, esta regra se aplica a esses casos. No Sahih Muslim é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há oração quando a comida está pronta ou quando alguém está tentando impedir qualquer uma das duas coisas que quebram o wudhu (isto é, urinar e defecar)”.
- significando que expelir gases é semelhante a urinar e defecar.
O princípio básico é que tudo o que possa distrair uma pessoa e impedi-la de se concentrar adequadamente em sua oração, ou qualquer coisa que possa preocupá-la, deve ser manejada antes de começar a oração.
Isso pode ser resumido dizendo: A essência e o espírito da oração é o foco adequado do coração e da mente, portanto, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse para nos livrarmos de tudo que possa impedir isso antes de uma pessoa começa a rezar.
Fataawa al-Shaikh Ibn ‘Uthaimin, 13, pergunta n° 588.
O shaikh também foi questionado:
Se uma pessoa precisa urinar, mas tem medo de perder a oração em congregação caso atenda às suas necessidades, deve rezar enquanto está segurando a urina, para ter certeza de rezar com a congregação, ou deve fazer suas necessidades mesmo que isso signifique perder a oração congregacional?
Ele respondeu:
A pessoa deve se aliviar e fazer wudhu, mesmo que falte à oração em congregação, porque esta é uma desculpa válida. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há oração quando a comida está pronta ou quando alguém está tentando impedir qualquer uma das duas coisas que quebram o wudhu (isto é, urinar e defecar).”
Fataawa al-Shaikh Ibn ‘Uthaimin, 13, pergunta n° 589.
E Allah sabe mais.