Quarta-feira 19 Muharram 1441 - 18 Setembro 2019
Portuguese

Ela passou o miqaat quando estava menstruada e não entrou em ihraam

Pergunta

Eu fui para a ‘Umrah e passei pelo miqaat quando estava em meu período menstrual e não entrei em ihraam. Eu fiquei em Makkah até o meu período terminar, então entrei em ihraam de Makkah. Isso é permissível ou o que devo fazer?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Shaikh Muhammad ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Esta ação não é permitida. A mulher que pretende fazer 'Umrah não pode passar pelo miqaat sem entrar em ihraam; mesmo se ela estiver menstruada, ela deve entrar em ihraam durante o seu período, e seu ihraam é válido. A evidência para isso é o fato de que Asma' bint 'Umais, a esposa de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ambos) deu à luz, e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) havia parado em Dhu'l-Hulaifah a caminho da Peregrinação da Despedida. Ela enviou uma mensagem ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) perguntando o que ela deveria fazer. Ele disse: “Faz o ghusl, enfaixa tua parte privada com um pano e entra em ihraam.”

O sangue da menstruação é como o sangramento pós parto, então dizemos à mulher que está menstruada: Se você passar pelo miqaat e pretende fazer 'Umrah ou Hajj, faça o ghusl, enfaixe sua parte privada com um pano e entre em ihraam.

"Enfaixe sua parte privada com um pano" significa amarrar um pedaço de pano sobre a vagina, depois entrar em ihram, seja para o Hajj ou ‘Umrah.

Mas se você entrar em ihram e alcançar Makkah, não deve ir para a Ka’bah ou fazer o tawaaf, até que você se purifique (ou seja, até o seu período terminar). Por isso, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse à 'Aisha quando estava em seu período menstrual durante a 'Umrah, “Faz tudo o que os peregrinos fizerem, mas não circunda a casa até que tu te purifiques.” al-Bukhari e Muslim. Em Sahih al-Bukhari, também é dito que ‘Aishah narrou que quando ela se purificou, ela circundou a casa e fez saa'i entre as-Safa e al-Marwah. Isto indica que quando uma mulher entra em ihraam para o Hajj ou a 'Umrah durante seu período menstrual, ou se seu período chega antes dela fazer tawaaf, então ela não deve fazer tawaaf ou sa'i até que se purifique (ou seja, até que seu período termine) e faça ghusl. Mas se ela fizer tawaaf quando estiver taahira (pura) e seu período vir depois que ela tenha terminado o tawaaf, ela deve continuar e fazer sa'i mesmo estando menstruada, então ela deve cortar o cabelo e finalizar a 'Umrah, porque tahaarah (purificação) não é uma condição necessária do sa'i entre as-Safa e al-Marwah.

A Fonte: De Sittin Mas'alah 'ala'l-Haid

Enviar comentário