Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Regra sobre a redução das sobrancelhas quando são mais grossas

Pergunta

É permitido a uma mulher raspar ou aparar as sobrancelhas, se elas se assemelharem às sobrancelhas dos homens, caso suas sobrancelhas sejam muito grossas e desarrumadas?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Os sábios (que Allah tenha misericórdia deles) divergem quanto ao caso de raspar e aparar ser o mesmo que arrancar, pois isto vem sob o título de namas (arrancar os pelos faciais). Alguns dos sábios – e eles são a maioria – são de opinião que raspar e aparar são a mesma coisa que arrancar, portanto não é permitido raspar ou aparar os pelos das sobrancelhas, assim como é haram arrancá-los.

O segundo ponto de vista é que a palavra namas (arrancar os pelos faciais) se aplica apenas a arrancar os pelos (pela raiz), portanto, é permitido remover os pelos da sobrancelha raspando ou aparando-os. Esta é a visão dos Hanbalis.

É dito em al-Mawsu’ah al-Fiqhiyyah (14/82): Os fuqaha’ concordam que arrancar os pelos das sobrancelhas vem sob o título de arrancar os pelos faciais, que é proibido de acordo com as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "Que Allah amaldiçoe as mulheres que arrancam pelos faciais e aquelas que os têm arrancados". No entanto, eles diferiram no que diz respeito ao corte e modelagem. Os Maalikis e os Shaafa'is são da opinião de que aparar vem sob o mesmo título que depilar (arrancar), enquanto os Hanbalis consideram que é permitido aparar e raspar e o proibido é apenas arrancar. Fim da citação.

Em segundo lugar:

Exclui-se do ato proibido de arrancar, a retirada do excesso de pelos que prejudique a vista ou que ultrapasse os limites do normal, como se as sobrancelhas atraíssem olhares e causassem constrangimento à mulher. Nesse caso, ela pode remover tanto quanto as faça parecer as sobrancelhas da maioria das pessoas, porque remover o pelo delas, neste caso, se assemelha a evitar danos, ou seja, restaurá-las ao seu estado mais natural.

Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Reduzir os pelos da sobrancelha, se for feito por meio da depilação (arrancar), é haram e é de fato um pecado grave, porque vem sob o título de arrancar pelos faciais, uma vez que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou aqueles que o fazem.

Mas se for feito por meio de aparar ou raspar, isso é considerado makruh (desaconselhável) por alguns dos sábios e haram por outros, que consideraram que se enquadra no título de namas, como disseram: Namas não se refere apenas a arrancar pelos, ao contrário, tem um significado geral e se aplica a qualquer mudança nos pelos faciais para a qual Allah não deu permissão.

Mas, o que pensamos ser apropriado para uma mulher – mesmo se dissermos que é permitido ou desaconselhável (makruh) afinar as sobrancelhas aparando ou raspando – é que ela não deve fazer isso a menos que as sobrancelhas sejam muito grossas, de uma forma que desça sobre os olhos e afete a visão. Nesse caso, não há nada errado em remover o que está causando o problema.

Fim da citação de Majmu’ Fataawa Ibn ‘Uthaimin (11/133).

E ele (que Allah tenha misericórdia dele) também disse: Com relação a afinar as sobrancelhas, se elas forem anormalmente grossas, então não há nada de errado com isso, mas se elas forem apenas moderadamente grossas, então é melhor deixá-las como são, e não há nada de errado em usar tesoura ou navalha e coisas similares que não arrancam os fios, porque arrancar os pelos vem sob o título de namas (arrancar).

Fim da citação de Fataawa Nur ‘ala ad-Darb.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A