Todos os louvores são para Allah.
Pode-se beijar a esposa durante o jejum?
Sim, é permitido a uma pessoa que está jejuando beijar sua esposa durante o dia no Ramadan e desfrutar de intimidade física, desde que não leve a relações sexuais ou emissão de maniy.
'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava beijar e tocar (sua esposa) quando estava jejuando, mas ele era o mais hábil em controlar seu desejo. Narrado por al-Bukhari (1927) e Muslim (1106)
O que significam as palavras “mas ele era o mais hábil em controlar seu desejo” é que ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) era capaz de controlar a si mesmo e controlar seu desejo, então ele desfrutaria da intimidade, mas isso não levaria a relações sexuais ou emissão de maniy.
Quando se deve evitar beijar a esposa durante o jejum?
Porém, se um homem tem receio de que beijar sua esposa enquanto estiver jejuando ou desfrutar de intimidade com ela poderá levar a relações sexuais ou emissão de maniy, então ele deve se abster dessa intimidade, para que não invalide seu jejum.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“O beijo, no que diz respeito a quem está em jejum, divide-se em duas categorias: o que é permitido e o que é proibido.
O que é proibido é se ele não tiver certeza de que não invalidará seu jejum.
O que é permitido é de dois tipos:
- Quando beijar não provocará desejo algum.
- Quando beijar pode provocar desejo, mas ele está confiante de que seu jejum não será invalidado.
Quanto a outras ações além do beijo que podem levar à relação sexual, como abraços e similares, elas estão sob a mesma regra do beijo e não há diferenciação”. (Ash-Sharh al-Mumti', 6/429)
Beijar quebra o jejum?
Shaikh 'Abd al-'Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Se um homem beija sua esposa durante o dia no Ramadan, ou a toca, isso invalida seu jejum ou não?
Ele respondeu:
"Se um homem beijar sua esposa, tocá-la e tiver intimidade com ela, sem ter relações sexuais, enquanto está jejuando, tudo isso é permitido e não há nada de errado com isso. Isso ocorre porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava beijar e tocar sua esposa enquanto jejuava.
Mas, se o homem teme fazer o que Allah lhe proibiu, porque ele se excita facilmente, então é makruh fazê-lo. Se ele ejacular, então deve abster-se de comer e assim por diante pelo resto do dia, e deve compensar o jejum daquele dia, mas não tem que oferecer expiação, de acordo com a maioria dos estudiosos.” (Fatawa ash-Shaikh Ibn Baaz, 15/315)
Regra sobre beijar e ejacular durante o jejum
Se um homem beija sua esposa enquanto está jejuando e emite maniy , então ele invalidou seu jejum e deve compensar o jejum daquele dia após o fim do Ramadan.
Ibn Qudamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Se o jejuador beijar sua esposa e ejacular, então ele quebrou o jejum, e não há divergência de opinião acadêmica a respeito disso, até onde sabemos.” (Al-Mughni, 4/361)
Mas, ele não tem que oferecer expiação, porque a expiação só é exigida se ele quebrar o jejum tendo relações sexuais .
E Allah sabe mais.