Quinta-feira 9 Shawwal 1445 - 18 Abril 2024
Portuguese

Ela estava jejuando para compensar dias perdidos, mas ela disse: Eu estou jejuando seis dias de Shawwaal

Pergunta

Quando eu era mais jovem, eu era muito tímida. Um dia, quando jejuava o que devia do Ramadan, meu pai – que Allah tenha misericórdia dele – perguntou-me: Por que você está jejuando? Por timidez, contei-lhe uma mentira e disse que estava jejuando sawm as-saabirin (o jejum do paciente, ou seja, seis dias de Shawwaal). Eu tinha treze ou catorze anos – e Allah sabe melhor – e continuei jejuando os seis dias de Shawwaal até hoje. Quando cresci, comecei a me perguntar: jejuei o que devia ou os seis dias? Por favor, note que quando eu cresci, eu comecei a jejuar os seis dias e o que eu devia, mas agora eu fiz um calendário para mim:

O número de anos desde que atingi a puberdade é dezenove. Os dias que eu não jejuei foram sete, mas eu repus cinco dias porque eu costumava jejuar – e agora estou aplicando esse calendário, e ainda estou fazendo isso – jejuo de domingo a quinta-feira, e dou zakaah para cada dia – e Allah é Indulgente, Misericordioso. Por causa da timidez, que está profundamente arraigada em mim, jejuei o jejum do paciente, que é de seis dias.

Fiz alguma coisa errada ante Allah, porque disse a meu pai que estava jejuando os dias do paciente e não disse que era o que eu devia do Ramadan?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Sem dúvida, a timidez é uma das melhores características, especialmente em uma mulher e sobretudo se ela é uma menina jovem nessa idade.

Se a sua timidez lhe impediu de falar francamente sobre a compensação do jejum dos dias que perdeu no Ramadan por causa da sua menstruação, você poderia ter usado algum tipo de duplo sentido ou palavras vagas. Então, você poderia ter dito, por exemplo: "Estou jejuando como todo mundo em Shawwaal", ou "Jejuar é prescrito no Ramadan e outros períodos", e coisas do tipo.

Sua declaração: "Estou jejuando o jejum do paciente", pode trazer um significado sólido, porque é assim que o jejum é: é a ação do paciente e o jejum é uma ação que requer paciência, então não era necessariamente uma pura mentira, mas esta é a condição de que quando seja dito, que se tenha esse significado em mente.

Seja qual for o caso, esperamos que o que você disse possa ser perdoado e ignorado por Allah, porque você foi subjugada pela timidez que a distraiu e a incapacitou o raciocínio sobre o que dizer ou sugerir em palavras apropriadas.

Para mais informações, consulte a resposta n° 27261 sobre o parecer de se usar duplos sentidos.

Em segundo lugar:

O jejum depende da intenção, não do que o jejuador diz sem intenção. Se você pretende compensar jejuns perdidos, então será contado de acordo com sua intenção, e este jejum é válido e é suficiente para compensar o que você perdeu durante a menstruação, mesmo que você tenha dito ao seu pai que seu jejum seria naafil ou algum outro. Nada disso tem qualquer impacto sobre o parecer de seu jejum, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As ações são de acordo com a intenção, e cada pessoa terá apenas aquilo ao qual intencionava.” Narrado por al -Bukhari (1) e Muslim (1907).

Para mais informações, consulte a resposta n° 109351

Com base nisso, você não tem que compensar esses dias, ou se colocar na dificuldade do calendário que você mencionou. Ao contrário, o que é prescrito no seu caso é oferecer qualquer jejum naafil que você puder, sem se sobrecarregar com algo que não é provado que deva ser feito em primeiro lugar.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A