Todos os louvores são para Allah.
Não é essencial retirar este aparelho, porque enxaguar a boca significa fazer a água circular dentro dela, e isso pode ser feito quando este aparelho estiver lá. Mas se for fácil removê-lo – sem qualquer dificuldade – ao fazer ghusl para janaabah, então é melhor retirá-lo.
Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi perguntado:
Eu tenho dentadura. É aceitável removê-la para apenas um wudu’, ou devo removê-la para cada vez que eu fizer o wudu’?
Ele respondeu: “Não há necessidade de removê-la. Você pode enxaguar a boca ao fazer o primeiro wudu’, e enquanto permanecer em estado de pureza, você pode rezar com esse wudu’. Então, quando você quiser fazer wudu’ novamente, você pode enxaguar a boca com a dentadura no lugar, e não há necessidade de removê-la.” (Fataawa Nur ‘ala ad-Darb 5/101)
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado sobre alguém que tem alguns dentes falsos e pode removê-los, porque não são implantados, mas é difícil para ele fazer isso. Há algo de errado em relação ao wudu’, ou seja, quanto a enxaguar a boca?
Ele respondeu:
Ele não precisa retirá-los ao enxaguar a boca, porque são pequenos, e basta mover a água na boca, e também porque a água provavelmente penetrará, pois – como você sabe – ela é líquida e passará facilmente entre esses dentes postiços e as gengivas. Mas, se ele remover, especialmente ao fazer ghusl para janaabah, é melhor. (Liqa’ al-Baab al-Maftuh 158/20).
Allah sabe melhor.