Todos os louvores são para Allah.
Os fuqaha' diferiram em relação aos assuntos que poderiam afetar um casamento, devendo ser revelados. A maioria é da opinião de que isso deve ser limitado a assuntos específicos que impeçam o prazer físico, como insanidade, lepra e defeitos genitais.
A segunda opinião é que qualquer defeito (ou problema de saúde) que possa afastar um dos cônjuges do outro, de modo que os propósitos do casamento – compaixão e amor – não possam ser alcançados, é um defeito que deve ser revelado, e o casamento pode ser anulado se estiver oculto.
Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A analogia é que qualquer defeito (ou problema de saúde) que afaste um cônjuge do outro, e impeça o cumprimento dos objetivos do casamento, ou seja, compaixão e amor, resulta na opção de anulação do casamento.
Fim da citação de Zaad al-Ma'aad (5/166).
A segunda visão é mais provável de estar correta.
Na resposta à pergunta n° 111980 notamos três diretrizes sobre este assunto:
1. se a doença tiver algum impacto na vida conjugal e afetar a capacidade da esposa de cumprir seus deveres para com o marido e os filhos;
2. se afastar o cônjuge por causa de sua aparência ou cheiro;
3. se for real e permanente, e não é algo imaginário ou temporário, que desaparecerá com o passar do tempo ou depois do casamento.
Com base nisso, você não precisa revelar que sofreu neurite óptica, porque foi tratada e se recuperou disso.
Nenhuma atenção deve ser dada a um possível problema de saúde que não tenha sido comprovado e necessite dez anos para ter certeza se a pessoa será afetada por ele.
E Allah sabe melhor.