Todos os louvores são para Allah.
O jejuador não pode comer ou beber durante o dia, e ele deve fazer isso (jejuar) por causa de Allah, buscando a recompensa junto a Ele.
Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“E comei e bebei, até que se torne evidente, para vós, o fio branco do fio negro da aurora. Em seguida, completai o jejum até o anoitecer.” [al-Baqarah 2:187].
Al-Bukhari (7492) e Muslim (1151) narraram de Abu Hurairah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah, glorificado e exaltado seja, diz: 'O jejum é para Mim e Eu devo recompensar por isso; ele abre mão de seu desejo e de sua comida e bebida por Minha causa.'”
Mostrar fotos de comida e bebida a alguém que está jejuando para incomodá-lo, enfraquecer sua determinação ou tentá-lo a quebrar o jejum é uma ação ilegal que é contrária aos objetivos do Legislador e é obra de Iblis, que espreita o crente em todos os caminhos, para impedi-lo de atingir a verdade, como Allah diz a respeito dele (interpretação do significado):
“E Satanás aformosou-lhes as obras e afastou-os do caminho reto; então, não se guiam.” [an-Naml 27:24]
“Satanás disse: "Então, pelo mal a que me condenaste, ficarei, em verdade, à espreita deles, em Tua senda reta. Em seguida, achegar-me-ei a eles, por diante e por detrás deles, e pela direita deles e pela esquerda deles, e não encontrarás a maioria deles agradecida.’” [al-A'raaf 7:16,17].
Se praticar esta ação é ilegal, fazê-la por meio de brincadeira é makruh (desaconselhável) e não é apropriado. Por outro lado, o que é apropriado é mostrar respeito ao que Allah ordenou, e encorajar e ajudar as pessoas a fazê-lo. Talvez essas imagens possam tentar aqueles que são fracos na fé a quebrar o jejum, caso em que aquele que fez essa piada incorrerá no fardo do pecado como resultado.
Se o objetivo realmente é irritar o jejuador, fazendo-o sentir que está perdendo por ser privado dessa comida deliciosa, ou enfraquecer sua determinação ou tornar a ideia de quebrar o jejum atraente para ele, então isso é haraam, um ato ilícito, porque é contrário ao que deseja o Legislador, como já mencionado, e porque está induzindo as pessoas ao pecado e à desobediência.
E Allah sabe mais.