Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Du'a ao quebrar o jejum

Pergunta

Qual é a du'a (súplica) que devemos dizer ao quebrar nosso jejum?

Resumo da Resposta

O profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer esta du'a ao quebrar seu jejum: "Dhahaba az-zama wa'btalat al-'uruq wa thabata al-ajr insha’Allah".

Todos os louvores são para Allah.

Du'a para quebrar o jejum: (Dhahaba az-zama...)

'Umar disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer ao quebrar seu jejum: “Dhahaba az-zama wa'btalat al-'uruq wa thabata al-ajr insha’Allah (A sede se foi, as veias foram umedecidas e a recompensa é certa, se Allah quiser). (Narrado por Abu Dawud, 2357; al-Daraqutni, 25. Ibn Hajar disse em al-Talkhis al-Habir (2/202): ad-Daraqutni disse, seu isnad é sahih.)

Allahumma laka sumtu…: Esta du’a para quebrar o jejum é autêntica?

A du'a “Allahumma laka sumtu wa 'ala rizqika aftartu (Ó Allah, por Ti jejuei e por Tua provisão quebrei meu jejum)” foi narrado por Abu Dawud, 2358. É um hadith mursal, por isso é da'if (fraco). Al-Albani classificou como da'if em Da'if Abi Dawud (510)

Du'a após atos de adoração

Dizer a du'a depois de praticar atos de adoração está profundamente enraizado na Shari'ah, como fazer du'a depois de rezar e depois de completar os rituais do Hajj. O jejum não está excluído disso insha’Allah. Allah mencionou este versículo sobre súplica e incentivou a du'a entre os versículos que falam sobre jejum, como Allah diz (interpretação do significado):

“E, quando Meus servos te perguntarem, por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” [al-Baqarah 2:186]

A importância de fazer du'a no Ramadan

Apontando a importância de fazer du'a durante o Ramadan, Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah disse:

“Allah nos diz que Ele está perto de Seus servos e responde à súplica (du'a) daquele que O invoca. Aqui Ele está nos falando de Seu Senhorio (rububiyah) sobre todos e que Ele lhes dá o que pedem e responde à du'a deles. Pois, se eles O invocam, isso significa que creem que Ele é seu Senhor... Então, Ele ordena duas coisas sobre eles, como Ele diz (interpretação do significado):

“Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” [al-Baqarah 2:186]

A primeira é que eles devem obedecer aos Seus mandamentos de adorá-Lo e buscar Sua ajuda.

A segunda é que eles devem acreditar em Seu Senhorio (rububiyah) e Divindade (uluhiyah), e que Ele é seu Senhor e seu Deus. Portanto, é dito que a resposta à du'a de uma pessoa é indicação da solidez de sua crença e da perfeição de sua obediência, porque o versículo sobre a du'a termina com as palavras (interpretação do significado):

“Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” [al-Baqarah 2:186] (Majmu' al-Fatawa, 14/33)

Para saber mais, consulte estas respostas: 93066 , 14103 e 65955 .

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A