Sexta-feira 10 Shawwal 1445 - 19 Abril 2024
Portuguese

Repondo as orações do Eid

Pergunta

Na manhã do Eid al-Fitr, quando chegamos ao local de oração, descobrimos que o imam havia rezado e estava terminando seu sermão, então rezamos as duas rakahs do Eid enquanto o imam estava fazendo a khutbah. Nossa oração foi válida ou não?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A oração do Eid é fard kifaayah (uma obrigação comunitária – segundo um dos entendimentos no fiqh); se um número suficiente de pessoas o faz, o resto é absolvido do pecado. No cenário mencionado na pergunta, o dever obrigatório havia sido cumprido por quem rezou primeiro – para os quais o imam estava fazendo a khutbah. Para aquele que perdeu e quer repor, é mustahabb, então esta pessoa deve rezar sem uma khutbah depois. Essa era a opinião do imam Maalik, ash-Shaafa'i, Ahmad, al-Nakha'i e outros sábios.

O princípio básico a respeito disso são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quando tu chegares à oração, caminha de uma maneira tranquila e digna, assim, o que alcançares, reza e o que perderes, reponha.”

Foi narrado por Anas que, se ele perdesse a oração do Eid com o imam, ele reuniria sua família e libertaria escravos, então seu escravo liberto 'Abd-Allaah ibn Abi 'Utbah se levantaria e os lideraria na oração de duas rakahs, na qual ele falaria os takbiraat.

Aquele que chega a tempo nas orações do Eid enquanto o imam está fazendo a khutbah, deve ouvi-la, então, deve fazer a oração depois disso, para que ele obtenha duas coisas boas.

E Allah é a fonte de força.

A Fonte: Comitê Permanente de Pesquisa Acadêmica e Emissão de Respostas, 8/306