Todos os louvores são para Allah.
O jejum é um dos pilares do Islam, como é bem conhecido.
Portanto, não é permissível que o muçulmano fique desatento a respeito disso apenas porque sente sede ou fome, ou apenas porque teme não poder jejuar. Ao contrário, ele deve ser paciente e buscar a ajuda de Allah, glorificado e exaltado seja. Não há nada de errado em se derramar água sobre a cabeça para esfriar, ou enxaguar a boca.
A pessoa deve começar seu dia em jejum, e se acontecer de não ser capaz de completá-lo, e temer que morra ou adoeça, é permissível que ela quebre o jejum nesse caso. Mas, ela não deve quebrá-lo baseado em uma mera suposição; ou seja, ela não deve quebrar o jejum a menos que tenha dificuldades.
Ibn Qudaamah disse:
A visão correta é que, se o servo teme por si mesmo devido à sede extrema ou fome e afins, então ele pode quebrar o jejum.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin disse em seu comentário sobre al-Kaafi:
“Se ele teme a sede” não se refere à simples sede comum; por outro lado, refere-se ao tipo de sede em que há o medo de morrer ou o medo de sofrer danos.
Fim da citação de Ta'liqaat Ibn ‘Uthaimin 'ala al-Kaafi (3/124).
An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Majmu' (6/258): Nossos companheiros e outros disseram: Quem é vencido pela fome e sede, e teme que a morte, deve quebrar o jejum, mesmo se estiver em boa saúde e se não estiver viajando, porque Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“E não vos mateis: por certo, Allah para convosco é Misericordiador (Rahim)”
[an-Nisa 4:29]
“E não lanceis vossas mãos à ruína...”
[al-Baqarah 2:195].
E o servo deve compensar esse dia, como é exigido daquele que está doente. E Allah sabe melhor. Fim da citação.
Então você deve compensar aquele dia, e se você se apressou e quebrou o jejum antes de experimentar o nível de dificuldade que torna permissível a quebra deste, então você deve também se arrepender do que fez, e não voltar a fazê-lo.
Consulte as respostas às perguntas n° 65803 e 37943.
E Allah sabe melhor.