Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Regra sobre rezar atrás de quem tem sujeira nas rachaduras dos pés

Pergunta

Li no seu site sobre uma grande quantidade de sujeira nas rachaduras e vocês disseram que grande quantidade deve ser removida, enquanto que pouca pode ser relevada. Mas, temos um imam em nossa mesquita que tem muita sujeira nas rachaduras dos pés. É válido rezar atrás dele? Se ele não tem conhecimento da regra, qual é o parecer sobre a minha oração atrás dele?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

É obrigatório remover qualquer coisa que possa impedir que a água chegue à pele, para que alguém possa ter certeza de que a parte em questão foi lavada como Allah, exaltado seja, ordenou. Alguns sábios ignoram o que é difícil de remover, como sujeira nas unhas ou nas rachaduras dos pés.

É dito em Mataalib Uli an-Nuha (1/116): Uma pequena quantidade de sujeira sob as unhas e afins não importa, tal como dentro do nariz, mesmo que impeça a água de chegar à pele, porque isso é algo que acontece com frequência, e se o wudu' não fosse válido nesse caso, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) teria apontado isso, porque não é possível que ele tenha adiado a explicação de algo no momento em que as pessoas deveriam ser esclarecidas quanto àquilo.

O Shaikh Taqiy ad-Din incluiu em ‘uma pequena quantidade de sujeira’ todas as pequenas coisas que poderiam impedir que a água chegasse à pele, como sangue seco ou alguma outra substância com massa em qualquer parte do corpo. Ele preferiu essa visão analogamente ao que pode estar sob as unhas, e incluiu as rachaduras que aparecem em algumas partes do corpo. Fim da citação.

É dito em Haashiyat ar-Rawd (1/204): ...como algo dentro do nariz, que impede que a água chegue à pele; o seu wudu' é válido. Essa visão foi preferida por al-Muwaffaq e outros, e foi descrita como correta em al-Insaaf. O shaikh disse: qualquer pequena quantidade de sujeira em qualquer parte do corpo, e a sujeira que se acumula nas rachaduras dos pés, é desconsiderada, e ele incluiu com isso qualquer pequena coisa que impeça a água de atingir a pele, onde quer que esteja no corpo, como sangue seco, massas e similares; e ele preferiu essa visão. Fim da citação.

Portanto, a sujeira que aparece nas rachaduras dos pés pode ser desconsiderada, supondo que ela esteja lá, porque pode ser a pele que mudou de cor e não a sujeira que impede a água de atingir a pele.

Com base nisso, rezar atrás deste imam é válido.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A