Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Parecer sobre colocar versículos do Sagrado Qur’an como fundo em celulares, computadores etc.

Pergunta

Eu ponho a Surat al-Ikhlas, al-Mu‘awwidhatein, Surat al-Faatihah e Ayat al-Kursiy em um fundo mostrando peixes nas profundezas do mar, e antes disso coloquei um fundo contendo estrelas do mar, e o fundo também contém conchas. Isso é permitido ou devo remover essas imagens?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Não há nada de errado em colocar versículos do Qur’an como um fundo na tela de um celular, computador etc., desde que:

  1. Que seja com o propósito de lembrança e exortação, não para adorno.
  2. Que esteja escrito em fonte ‘Uthmaani, de modo claro e legível, e não como um tipo de enfeite, decoração e coisas do tipo, também não pode ser na forma de um pássaro ou animal.
  3. No fundo não pode haver nada haraam, como música ou outras coisas proibidas

O Shaikh ‘Abd al-‘Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse: No que tange pendurar versículos e ahadith em escritórios e escolas, não há problema nisso, se for com o propósito de lembrança e em benefício das pessoas.

Fim de citação de Majmu’ Fataawa ash-Shaikh Ibn Baaz (9/513)

Diz-se em uma declaração do Conselho de Fiqh Islâmico, pertencente à Liga Muçulmana Mundial, concernente ao tópico de escrever um versículo ou vários do Sagrado Qur’an em forma de pássaro e seus semelhantes:

, sozinho, e bênçãos e paz estejam sobre aquele após quem não haverá profeta, nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e sua família e companheiros.

Continuando: O Conselho de Fiqh Islâmico da Liga Muçulmana Mundial, em sua décima segunda conferência, realizada em Makkah al-Mukarramah, entre os dias de sábado, 15 de Rajab de 1410 DH (10 de fevereiro de 1990 EC) e sábado, 22 de Rajab de 1410 DH (17 de fevereiro de 1990 EC), examinou o tópico sobre escrever um ou mais versículos do Sagrado Qur’an em forma de um pássaro. O Conselho determinou, consensualmente, que isto não é permitido, porque isso é uma espécie de brincar e adulterar as palavras de Allah, Glorificado e Exaltado seja, e tratá-las de maneira desrespeitosa. E Allah é a fonte de força.

Fim da citação de Qaraaraat al-Majma 'al-Fiqhi, p. 271

Shaikh Ibn 'Uthaymin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Eu vi algumas pessoas escrevendo esses versículos em letras ornamentadas, e tinha visto algumas escreverem alguns versículos na forma de um pássaro ou animal, ou um homem que está sentado como se recitasse o tashahud em oração, e assim por diante. Então, eles estão escrevendo esses versículos de uma maneira que é haraam, moldando-os em imagens para as quais o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou quem o faz.

Por outro lado, os sábios (que Allah tenha misericórdia deles) diferiram: é permitido escrever versículos em uma fonte que não seja o a Uthmaani ou isso não é permissível?

Eles diferiram em relação a isso, e há três visões:

Alguns disseram que é permissível em todos os casos escrevê-los em qualquer fonte que seja bem conhecida e de acordo com quaisquer regras de escrita que sejam atuais a qualquer momento ou em qualquer lugar, desde que esteja escrito em letras árabes.

Alguns deles disseram que não é permissível em nenhum caso; em vez disso, os versículos do Qur'an podem ser escritos apenas em "fonte de Uthmaani".

E alguns disseram que é permissível escrevê-los em qualquer fonte que seja bem conhecida e de acordo com quaisquer regras de escrita que sejam atuais, a qualquer hora ou em qualquer lugar para crianças, para treiná-los a pronunciar o Qur'an corretamente, em contraste com a fonte usada para adultos sãos, para quem devem ser escritos na fonte Uthmaani. No que diz respeito a escrevê-los em fontes ornamentadas ou na forma de um animal, sem dúvida, isto é haraam.

O crente deve reverenciar o Livro de Allah, Glorificado e Exaltado seja, e mostrar-lhe respeito. Caso queira escrever algo em um estilo ornamentado, então ele que use outras frases, como provérbios famosos ou aforismos e afins. Mas no que diz respeito a fazer isso no caso do Livro de Allah, Glorificado e Exaltado seja, e dar às letras e palavras do Qur'an diferentes formas com o propósito de adorno, ou até pior do que isso, tornando-as à forma de um animal ou humano, é repreensível e proibido, e Allah é Aquele cuja ajuda buscamos.

Fim de citação de Fataawa Nur ‘ala ad-Darb (4/2).

Se estas diretrizes forem seguidas com relação a este assunto, não haverá problema com isso.

Para mais informações, por favor, consulte a resposta à pergunta nº 150701 e 254,

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A