Domingo 28 Safar 1446 - 1 Setembro 2024
Portuguese

Como limpar Madhiy

Pergunta

A oração é válida se o Madhiy (fluido pré-seminal) não foi lavado dos testículos? Ouvi dizer que os Shafi’is, Malikis, Hanafis e alguns Hanbalis não acham que precisamos lavar os testículos.

Resumo da Resposta

O madhiy é impuro, portanto, se for emitido e um pouco entrar em contato com os testículos ou qualquer parte do corpo, é obrigatório lavar o local onde caiu para remover essa impureza. Se alguém reza sabendo que há Madhiy em seu corpo e deliberadamente não o lavou, então sua oração não é válida.

Todos os louvores são para Allah.

Como limpar o madhiy

Madhiy é algo impuro do qual devemos nos purificar.

Ibn ‘Abd Al-Barr (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“A substância comum e bem conhecida do Madhiy é um assunto sobre o qual há consenso e nenhuma divergência de opinião entre os muçulmanos de que é obrigatório fazer wudhu por sua causa, e é obrigatório lavá-lo porque é impuro.” (At-Tamhid, 21/207)

Portanto, se Madhiy for emitido e alguma parte entrar em contato com o corpo, é obrigatório lavar o local onde caiu. Se alguém reza sabendo que há Madhiy em seu corpo e deliberadamente não o lavou, então sua oração não é válida .

Para saber a regra sobre a oração oferecida quando o corpo ou as roupas não são puros, consulte as resposta às pergunta n° 12720 .

O que fazer se o madhiy atingir os testículos

Se o Madhiy entrar em contato com os testículos, eles devem ser lavados para remover essa impureza, conforme dito acima.

Mas se o Madhiy não os atingiu e não ultrapassou o local por onde foi emitido, então neste caso há uma divergência de opinião entre os estudiosos: é suficiente lavar apenas a área do pênis onde foi emitido, ou deve-se lavar todo o pênis, junto com os testículos?

A opinião do Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) é que tanto o pênis quanto os testículos devem ser lavados.

Al-Mirdawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Com base na visão de que é impuro, o pênis e os testículos devem ser lavados se for emitido, de acordo com a visão correta.” (Al-Insaf, c2/328-329)

Ele (que Allah tenha misericórdia dele) citou como evidência o relato narrado em Al-Bukhari e Muslim de ‘Ali (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou lavar a parte íntima; o significado aparente indica que seja toda a parte privada. Em outros livros além de Al-Bukhari e Muslim – como Musnad Ahmad etc. – é narrado que é ordenado lavar os testículos.

‘Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu era um homem que emitia uma grande quantidade de Madhiy, então disse a um homem para perguntar ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre isso, por causa da posição de sua filha. Ele disse: “Faz wudhu e lava tua parte íntima”. (Al-Bukhari, 269 e Muslim, 303)

O significado aparente da palavra é que toda a parte íntima deve ser lavada; no entanto, a maioria dos estudiosos disse que o que se entende por “parte privada” aqui é o local onde o Madhiy é emitido, e não toda a parte privada. Eles apoiaram isso comparando com todos os outros tipos de impurezas; nos demais casos basta lavar o local onde se encontra a impureza.

Ibn Daqiq Al-’Id (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Os estudiosos divergiam se ele deveria lavar toda a parte íntima ou apenas o local onde está a impureza. A maioria é da opinião que a lavagem pode ser limitada ao local onde a impureza está…" (Ihkam Al-Ahkam, 1/74)

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O que é preciso é lavar apenas o local onde está a impureza. Esta é a nossa opinião e a opinião da maioria." (Al-Majmu’, 2/144)

Ibn Rajab (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Os estudiosos divergiram sobre o que significa a ordem de lavar a parte íntima no caso de Madhiy. Significa lavar apenas a área íntima onde o Madhiy entrou em contato – como é o caso da urina – ou lavar toda a parte íntima?

Há duas opiniões sobre isso, ambas narradas por Malik e Imam Ahmad." (Fath Al-Bari, 1/304)

Ibn Daqiq Al-’Id (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“A maioria dos estudiosos optou por não interpretar a expressão ‘parte privada’ como se referindo a toda a área; em vez disso, focaram no contexto, pois o que torna a lavagem obrigatória é a emissão da substância, o que determina que se pode limitar a lavagem ao local de onde foi emitido e ao local atingido [no corpo ou nas roupas]." (Ihkam Al-Ahkam 1/74)

Abu Ja’far At-Tahhawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Em apoio à visão de que apenas o local da emissão e o local onde isso atingiu [no corpo ou nas roupas] devem ser lavados, podemos dizer, por analogia, que a emissão de Madhiy é uma emissão de algo que invalida o wudhu; como no caso de urinar e defecar, basta lavar o local de onde foi emitido e o local onde atingiu [no corpo ou na roupa], e não há necessidade de lavar mais do que isso, a menos que queiramos fazer wudhu e rezar. O mesmo se aplica ao sangramento de qualquer parte do corpo, de acordo com a visão dos estudiosos que consideram o sangramento como uma invalidação do wudhu.

Esta é a forma como a emissão de Madhiy deve ser tratada, pois é algo que invalida o Wudhu; não requer nenhuma lavagem além de limpá-lo de qualquer lugar do corpo, afora fazer a purificação para a oração (wudhu). Assim, este argumento é ainda apoiado pelo raciocínio.

Esta é a opinião de Abu Hanifah, Abu Yusuf e Muhammad ibn Al-Hasan (que Allah tenha misericórdia deles)." (Sharh Ma’ani Al-Athar, 1/48)

Aqueles que dizem que é impuro responderam a isso observando que não há nada que impeça a sugestão de que é necessário lavar mais do que o local onde é emitido. Há um caso semelhante ao do ensinamento islâmico, de que é obrigatório lavar todo o corpo quando o Maniy é emitido . Eles também mencionaram um benefício disso, que lavar o pênis e os testículos interrompe a emissão de Madhiy.

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“E porque é emitido por desejo, é razoável sugerir que é obrigatório lavar mais do que o local onde é emitido, como no caso do Maniy . Isso ocorre porque os testículos são o seu recipiente, então lavá-los acabará com isso." (Sharh Al-‘Umdah, 1/103)

Foi narrado pelo Imam Ahmad em Al-Musnad (2/293), e por Abu Dawud (208), de Hisham ibn ‘Urwah, de ‘Urwah, que ‘Ali ibn Abu Talib disse a Al-Miqdad (que Allah esteja satisfeito com eles)... e ele mencionou um relato semelhante e disse: Então, Al-Miqdad perguntou ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e ele respondeu: “Que ele lave seu pênis e testículos.”

Ibn Hajar disse em At-Talkhis Al-Tahbir (1/117):

“Foi narrado por Abu Dawud via ‘Urwah, através de ‘Ali, e nisto foi dito: “Que ele lave seus testículos e seu pênis”. ‘Urwah não ouviu [diretamente] de ‘Ali, mas Abu ‘Awanah narrou em seu Sahih de ‘Ubaidah, através de ‘Ali, com este texto adicional, e não há nada de errado com seu Isnad [cadeia de narração].”

As-San’ani disse em Subul As-Salam (1/199):

“Como é autêntico, não há razão para não aceitar a regra embasada nisto.”

Abu Dawud (211) narrou de Al-’Ala ibn Al-Harith, de Haram ibn Hakim, de seu tio paterno ‘Abdullah ibn Sa’d Al-Ansari (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: Eu perguntei ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre o que necessita Ghusl e sobre a água [isto é, fluido corporal] que é emitida [sucessivamente] após a água. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Esse [fluido] é Madhiy, e todo homem emite Madhiy. Então lava tua parte íntima e teus testículos, então faz wudhu como se fosse uma oração.” (1/207). (Classificado como autêntico por Shaikh Al-Albani, que Allah tenha misericórdia dele, em Sahih Sunan Abu Dawud, 1/381)

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O que é necessário no caso do Madhiy é lavar o pênis e os testículos.” (Fatawa Ash-Shaikh Ibn Baz, 17/58)

Os estudiosos do Comitê Permanente Ifta’ disseram:

“… No que diz respeito ao Madhiy, é impuro. Se você emitir Madhiy, deve lavar o pênis desde sua base e os testículos, e borrifar água sobre todas as partes das roupas e do corpo em que o Madhiy entrou, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) instruiu ‘Ali a lavar seu pênis e testículos e fazer wudhu no caso de Madhiy, e ele o instruiu a borrifar água sobre tudo o que caísse em suas roupas.

E Allah é a fonte de força. Que Allah envie bênçãos e paz ao nosso Profeta Muhammad, sua família e companheiros.” (Comitê Permanente de Pesquisa Acadêmica e Ifta’: ‘Abdullah ibn Qa’ud, ‘Abdullah ibn Ghadiyan, ‘Abd Ar-Razzaq ‘Afifi, ‘Abd Al-’Aziz ibn ‘Abdullah ibn Baz. Fatawa Al-Lajnah Ad-Daimah, 5/382)

Foi perguntado ao Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele):

Qual é a visão correta em relação à lavagem do pênis e dos testículos quando o Madhiy é emitido?

Ele respondeu:

“A visão correta é que é obrigatório, e há um benefício médico em fazer isso, pois lavar o pênis e os testículos interrompe a emissão de Madhiy.” (Ta’liqat Ash-Shaikh Ibn ‘Uthaimin ‘Ala Al-Kafi)

Portanto, a visão correta é que é obrigatório lavar o pênis e os testículos quando Madhiy é emitido, por causa da autenticidade do hadith que ordena isso.

No que diz respeito à validade da oração e aos assuntos que estão sujeitos à Ijtihad, não há culpa sobre aquele que segue uma das duas visões acadêmicas, desde que ele acredite que é a visão correta, ou esteja seguindo um estudioso cuja opinião seja aquela.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A