Todos os louvores são para Allah.
Jogos que dependem de sorte, conjectura e adivinhação são considerados haraam por uma série de fuqaha', pela analogia com jogos de dados.
Os dados, como é dito em al-Mawsu'ah al-‘Arabiyah al-‘Aalamiyah, são pequenos cubos usados em alguns jogos de azar, como o jogo de dados, que é jogado com dois dados. Os dados também são usados em gamão, Banco Imobiliário e outros jogos de tabuleiro. Cada dado tem seis lados, em cada um deles há entre um e seis pontos. Fim da citação.
Jogar com dados é haraam, por causa do relato narrado por Muslim (2260) de Buraidah ibn al-Husaib (que Allah esteja satisfeito com ele), que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que jogue com dados, é como se estivesse mergulhando a mão na carne e no sangue de um porco”.
Abu Dawud (4938) e Ibn Maajah (3762) narraram de Abu Mussa al-Ash'ari que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que jogue com dados desobedece a Allah e Seu Mensageiro” Classificado como hasan por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.
an-Nawawi disse em Sharh Muslim:
Este hadith foi citado por ash-Shaafa'i e pela maioria para apoiar a proibição de jogar dados.
O que significa mergulhar a mão na carne e no sangue de um porco, enquanto os come é comparar esta proibição [de jogar com dados] à proibição de comer aquelas coisas. E Allah sabe melhor. Fim da citação.
Alguns dos fuqaha’ incluíam nos jogos de dados qualquer jogo que dependesse de sorte e adivinhação.
Ibn Hajar al-Haitami disse em Tuhfat al-Muhtaaj Sharh al-Minhaaj (10/215): É haram jogar com dados de acordo com a visão correta, por causa de um relato narrado por Muslim que diz que “quem joga com dados é como se estivesse mergulhando a mão na carne e no sangue de um porco” e, de acordo com um relato narrado por Abu Dawud, a pessoa [que joga dados] desobedeceu a Allah e Seu Mensageiro.
Jogar com dados é totalmente baseado em conjecturas e adivinhações, e é algo muito tolo e fútil.
Ar-Raafi'i e aqueles que o seguiram disseram o que pode ser resumido como: Uma analogia pode ser traçada com eles [ou seja, dados e xadrez] para incluir outros tipos semelhantes de jogos. Portanto, qualquer jogo que dependa de cálculo e raciocínio, como as linhas de e para onde as pedras são movidas, com base em cálculo, não é haram.
Qualquer jogo que dependa do acaso é haram.
Isso também inclui jogo de cartas. Fim da citação.
Veja também: Nihaayat al-Muhtaaj (8/295).
O Comitê Permanente (15/231) emitiu uma resposta proibindo o jogo de cartas, mesmo que não seja por dinheiro. Uma resposta semelhante foi emitida pelo Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele). Veja: Qadaayaa al-Lahw wa't-Tarfih de Madun Rashid, p. 186.
No que diz respeito ao xadrez, a maioria dos sábios também considera que é proibido jogá-lo.
Al-Baihaqi narrou em as-Sunan al-Kubra (10/212) de 'Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) que passou por algumas pessoas que estavam jogando xadrez, e disse: “O que são essas estátuas às quais estais devotados?”
Veja também a resposta à pergunta n° 14095 .
Sobre a proibição de jogar cartas, consulte a resposta à pergunta n° 12567 .
Conclusão: devemos evitar completamente os jogos que dependam do acaso ou da sorte. Existem muitos outros jogos que dependem de inteligência e movimento.
E Allah sabe melhor.